O CRISTÃO PODE FAZER TATUAGEM?

O QUE É E O QUE SIGNIFICA TATUAGEM?

Por Pr. Roberico Silva de Oliveira – Teólogo e Psicanalista Clínico.

Primeiro devemos compreender que Deus não proíbe o cristão de fazer absolutamente nada, pois Ele respeita o livre arbítrio de cada pessoa. Todavia, Deus jamais vai chancelar/referendar uma ação, comportamento e/ou atividade incompatível com a sua palavra, a sã doutrina.

O objetivo deste artigo não é criticar quem tem tatuagem ou pretende fazer, mas, disponibilizar um conteúdo mínimo possível que possa auxiliar o próximo pretendente a tatuar o seu corpo a decidir inteligentemente se vai ou não se tatuar.

A tatuagem é marca permanente. Logo, quem fizer uma ou várias tatuagens no corpo que Deus formou no ventre de sua mãe de forma perfeita com o propósito principal de ser templo do Senhor (1Co 6.9), precisa estar preparado (a) para conviver com essa alteração na sua pele. A título de curiosidade a pele é o maior órgão do corpo constituindo 16 % do peso corporal de uma pessoa. Especialistas em dermatologia alertam que é preciso tratar a pele com o devido respeito – “Fica o registro”.

O CRISTÃO PODE FAZER TATUAGEM?

Após a explanação supracitada Deus respeita o livre arbítrio, a Igreja é inclusiva, mas o céu é exclusivo. Nosso Pai Celestial deseja que sigamos suas orientações escritas na coleção de livros sagrados – a Bíblia Sagrada que nos traz as seguintes orientações:

Deuteronômio 14:

1“Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
2Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo”.

A contextualização em Levítico 16.28 deixa claro que tanto a mutilação/escarificação e a tatuagem eram práticas comuns entre as nações pagãs.

Deuteronômio 14.1 revela que os cananeus usavam essas práticas em reconhecimento da divinização do ente querido falecido(cf. Lv 19.27-28; Jr 16.6). Tais sinais/rituais de luto pelos mortos foram estritamente proibidos pelo povo de Deus. Logo, fica claro que, sobretudo, para Deus essa prática poderá caracterizar-se como ritual necromante até aos tempos de hoje. Então é sim, pecado e prática vedada aos verdadeiros cristãos. Pense nisso de todo o seu coração e afaste-se desta tentação, você que gostaria de morar no céu. Lembre-se, você é nova pessoa conforme 2Coríntios 5.17 – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Se porventura não está resistindo a tentação invoque o Espírito Santo para te auxiliar nesta fraqueza – Romanos 8.26: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

1 Coríntios 10:

23“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.

Romanos 8:

1 – “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”.

1 Samuel 15:

22b“…Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar…”

– Pergunta-se: “Que pecado estarei cometendo se eu fizer uma tatuagem de um símbolo sagrado da minha fé cristã – uma Cruz ou a Própria Bíblia, o nome Jesus?”

– Resposta: O Cristão convertido, verdadeiro, vive por fé e pelo conhecimento e prática da palavra de Deus, e, jamais, pela imagem. Logo, compreendamos que o viver da palavra e pela palavra de Deus significa que esta PALAVRA/BÍBLIA, dever estar guardada dentro de nós (cfSl 119.11; Sl 25.5) e, jamais tatuada no corpo ou exposta em algum utensílio doméstico e/ou paredes. Pense nisso e evite toda e qualquer prática contrária.

  • João 8.36 nos garante:“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
  • Quanto aos que já têm tatuagens, serão perdoados e salvos?

Deus perdoa o tempo da ignorância, mas abomina o pecado consciente.

O tempo da ignorância garante isenção de pecado conforme Atos 17:

30 – “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. Isto é, mediante o arrependimento das práticas ilícitas, pecados diversos, e, a certeza de mudança; abandono total de todas as práticas abomináveis a Deus e entrega imediata ao Senhor Jesus, garantirá a maior de todas as bênçãos a vida eterna!

Romanos 10:

9“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Sendo assim o tatuado receberá o perdão de Deus sem precisar eliminar as tatuagens, pois o espírito não estará maculado/condenado pelo pecado da carne. Mas fica o alerta máximo que jamais sinta a vontade de fazer exibição

das tatuagens como outrora fazia. Pense nisso e garanta sua permanência na presença do Altíssimo gosando das bênçãos dos céus.

Atenção: Antes de abordar o assunto/conteúdo tatuagem – como a bíblia fala da escarificação praticada principalmente pelos cananeus, vou tentar esclarecer rapidamente esta vertente.

O que é escarificação?

escarificação são cicatrizes controladas para formar “arte corporal”, diferenciando de uma automutilação porque tem fins “artísticos, estéticos” e não para expressar formas de depressão ou baixa autoestima. A escarificação é feita, muitas vezes, para marcar um momento da vida das pessoas pois é um processo diferente da tatuagem e ao final do processo de cicatrização – e da formação de um queloide controlado – ela terá um aspecto tridimensional e de alto relevo, ficando algumas vezes no tom da pele. Lembrando que essa era a prática dos cananeus proibida por Deus aos seus servos e ungidos em geral.

Como é feita uma escarificação?

As escarificações podem ser feitas de diversas formas e utilizando diversas ferramentas e utensílios para isso.

Escarificação de corte e de remoção de pele: 

Esse é o tipo mais comum de escarificação, sendo normalmente feita com um bisturi que vai cortar a pele a uma profundidade de aproximadamente 3mm.

Para uma escarificação atualde corte ou remoção é feito um decalque que é aplicado sobre a pele para marcação e em seguida são feitos os cortes. Normalmente são desenhos simples, linhas retas e uniformes para se ter um bom resultado. A diferença da escarificação de corte para a escarificação com remoção é que na de corte é feito apenas um corte fino feito com o bisturi e na remoção há remoção da pele com a ajuda de uma pinça de dissecação.

O tamanho da pele removida na escarificação com remoção varia de acordo com o desenho e algumas vezes diversas “fatias”de pele são removidas em apenas uma arte.

Fonte: Site Tinta na Pele.

VEJA NA PRÁTICA COMO FICA UMA ESCARIFICAÇÃO

Foto – Site Tinta na Pele

  • ORIGEM, O QUE É, E O QUE SIGNIFICA TATUAGEM?
  • ORIGEM DA PALAVRA TATUAGEM

A Palavra tatuagem é relativamente recente, embora a prática de tatuar seja antiquíssima.

De origem polinésia, foi introduzida no Ocidente pelo navegador inglês JAMES COOK. Sua derivação tem provocado controvérsias. Uns acham que ela vem de “tattou”, outros de “tatou” ou “tahou”, que significa desenho em linguagem polinesiana.

Para Cook e Dumont D’Urville origina-se de “tatou”, que os indígenas pronunciam “tatahou” e significa marcas sobre o corpo. Cook, todavia, escrevia “tattow”.

Clevel faz derivar a palavra de um deus polinésio: TIKI.

Herman Kornfeld pensa que a palavra procede de “tautophaus”. Há ainda quem encontre a origem do vocábulo na linguagem onomatopeica, procedendo o termo do ruído produzido pela agulha na pele: tac, tac, tac

Entretanto, a tatuagem nem sempre é feita com auxílio de agulhas.

Muitas pesquisas de diversos sítios arqueológicas provam

que TATUAGENS foram feitas no Egito entre 4000 a.C. e 2000 a.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia os nativos maoris, tatuavam-se em rituais ligados a religião.

Fonte: Medicina Legal 21ª Edição – Prof. Hélio Gomes.

  • O QUE É TATUAGEM?

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de uma arte permanente feita na pele humana que, tecnicamente, consiste em uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. 

Fonte: Wikipédia

O QUE SIGNIFICA TATUAGEM?

  • A Psicologia nos explica o desejo de aprovação social; nos faz expor ao mundo nossas crenças e uma das formas mais comuns de se fazer isso é através das tatuagens.
  • A Psicanálise entende que a tatuagem é uma tentativa de oferecer na superfície do próprio corpo a realização a uma representação de um fato ou desejo reprimido no inconsciente. Porém, é necessário olhar com bastante atenção as imagens das tatuagens, pois elas podem ajudar a explicar a razão pela qual foi produzida ou pode tratar de eventos que geraram angústias, perdas significativas, conflitos/traumas, coisas a ocorrerem e tornarem-se obscuras.

A TATUAGEM NA MEDICINA LEGAL/CRIMINOLOGIA

  • Cesare Lombroso – Psiquiatra, Criminologista, Antropólogo e Cientista Italiano (1835 – 1909), afirmou que as causas da tatuagem são a religião, a imitação, o ócio, a vontade, o espírito da seita, as paixões nobres ou eróticas e o ativismo.
  • Lombroso alerta que a tatuagem é frequente entre os criminosos, mas os habituais evitam tatuagens para não se denunciarem. Embora pessoas comuns, idôneas e até celebridades façam uso de tatuagens, na percepção de Cesare Lombroso é melhor evita-las.
  • O Professor Hélio Gomes – Catedrático de Medicina Legal no seu livro MEDICINA LEGAL 21ª Edição, mostra a Classificação/DIVISÃO – Conforme as imagens que representam, as tatuagens:
  • Belicosas ou militares;
  • Religiosas;
  • Amorosas ou eróticas;
  • Sociais;
  • Profissionais;
  • Históricas;
  • Patrióticas;
  • Inscrições comuns.

– Belicosas ou militares:  são as que se inspiram em motivos militares, armas, canhões, bandeiras, tambores, troféus, etc.

Religiosas: são as que se referem a imagens de santos, paramentos, crucifixos, igrejas, capelas.

Amorosas ou eróticas: são as que se relacionam com os órgãos – sexuais, pessoas nuas, figuras obscenas, frases imorais, juras de amor.

Sociais: são as que se inspiram em emblemas adotados por tribos ou seitas.

Profissionais: são as que versam sobre instrumentos de trabalho tais como martelo, bigorna, pá, âncora, foice, compasso, garrafas, navios, lemes, etc.

Históricas: são as que utilizam assuntos/temas históricos.

Patrióticas: têm por inspiração o patriotismo.

Inscrições comuns: são numerosas, abrangendo desde as iniciais do nome da própria pessoa e do bem-amado, até datas de nascimento e palavras de incitamento, como “Marcha ou racha”, “Caminha, mandrião!”, etc.

Particularmente eu, Roberico Oliveira, na qualidade de Pastor Evangélico (Gestor de Almas) e psicoterapeuta profissional, me preocupo com os adeptos inocentes, pois querem externar um sentimento que na sua percepção é nobre/bom, mas na prática poderá ter outro significado e, as vezes, tenebroso/perigoso  porque liga-os diretamente a um seguimento da sociedade que os mesmos jamais querem pertencer.

Exemplos:

– Um jovem pode pensar que a figura de um palhaço como o coringa pode significar alegria/diversão, quando o real significado é:

“A tatuagem do Coringa, personagem inimigo do Batman, está relacionada a assaltantes de bancos e criminosos que combatem policiais. Ao colocar uma lágrima no Coringa, por exemplo, isso pode indicar que algum amigo de facção foi morto.

– Uma jovem pode pensar que uma linda rosa perfurada com um punhal/faca, cravada na mesma, pode expressar uma infidelidade/desilusão amorosa e, que, externando esse sentimento lhe servirá até de terapia para conviver melhor com este acontecimento/infortúnio. Mas o real significado é:

“Rosa perfurada com punhal – essa tatuagem da rosa perfurada com punhal simboliza que o indivíduo caiu na prisão antes da maioridade penal e começou cedo na vida do crime.

Acredita-se que novatos, dentro das casas de detenção, eram obrigados pelos demais a fazerem essa tatuagem.

Fonte: Tudo Bahia Notícias

Casal Transpessoal – Significa o fim do casamento

     

                        (observe um casal prostrado de cabeças juntas e corpos

                             ligeiramente separados ao meio formando a letra ômega);                                   REPRESENTADO PELA LETRA ÔMEGA     –      última letra do                          alfabeto grego.  Os adeptos da Nova Era dizem que o ser

                             humano não deve pertencer a nenhuma família possessiva,

                             mas deve ficar livre para buscar outros parceiros.

Assim sucessivamente, todas as tatuagens pertencem a algum movimento, facção, organização secreta ou não, e a diversos seguimentos da sociedade atual ou passada. Ao decidir fazer uma tatuagem, várias, ou até mesmo aderir a moda atual – ‘Blackout Tattoos’ que consiste em cobrir parte do corpo de preto (e até todo o corpo), pelo menos procure saber a que seguimento você pertencerá e/ou representará. Decida-se ao menos não ser um adepto inocente, mas consciente.

Espero ter contribuído de alguma forma com a sua decisão.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Fraternalmente em Cristo,

Pr. Roberico Silva de Oliveira.

Teólogo e Psicanalista Clínico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.