Falsas tendências da Igreja de Cristo na terra

Por: Pr. Roberico Silva de Oliveira – Teólogo e Psicanalista Clínico.

Amados irmãos e irmãs em Cristo, Caros Colegas, estamos a passos largos para o fim. Haja vista que na carta a 1 Timóteo 4:1-2, nos alerta que neste período alguns apostatarão (perjurarão, abdicarão, abandonarão)a fé porque darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Aqui podemos interpretar que deixarão de acreditar na sã doutrina (Palavra genuína de Deus/Bíblia – principalmente como ferramenta para ganhar almas e assegurar estabilidade espiritual/ministerial e, consequentemente a estabilidade econômica/financeira/administrativa. Desta forma deixarão de ser Gestores de Almas para se tornarem gestores de pequenas igrejas e grandes negócios ou grandes igrejas e grandes negócios e, para isso, vale qualquer recurso/método/estratégia, para atrair pessoas de todas faixa etárias. E quando o alvo é a juventude, haja subterfúgio/ardil, para atingir seus objetivos!

PERDA DA UNÇÃO – LEVA A DIVERSOS SUBTERFÚGIOS

1 João 2:


“…26  Eu vos escrevo estas advertências a respeito daqueles que vos querem seduzir. 

27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém mais vos ensine sobre isso. No entanto, a unção que dele procede é verdadeira, não construída sobre a mentira, e vos ensina sobretudo o que precisais saber. Permanecei, pois, nele assim como Ele vos ensinou. Os verdadeiros filhos de Deus.”

Estão perdendo a unção exatamente porque deixam de acreditar no PODER DA PALAVRA DE DEUS (Cf. Isaias 55.11 – “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz [satisfaz], e prosperará naquilo para que a enviei”). Aqui nos garante que a Palavra de Deus ministrada/proferida/pregada, (não simplesmente lida), vai com unção especial para operar na medida exata de quem ouve, crê e tem a predisposição de guardar e praticar os ensinamentos do Altíssimo. Logo, ao deixar de acreditar neste mandamento com promessa; estão perdendo a Unção e se afastando da presença do Pai pela prática contumaz do pecado, negligência. Sobretudo do ceticismo/incredulidade, pois não guardam mais a PALAVRA DE DEUS (Cf. Salmo 119:11 – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”;

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”  – Deuteronômio 6:4. (Shema);

“Ó terra, terra, terra, ouça [pratique] a palavra do Senhor! “– Jeremias 22:29;

1 Timóteo 4:

“1 – Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão [perjurarão, abdicarão, abandonarão] alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 – Pela hipocrisia [
falsidade, dissimulação]de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;”


Apocalipse 22:

“18 – Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

19 – E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” –  Aqui percebemos que muitos já estão fora do LIVRO DA VIDA.

Daniel 12:

“4 – Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento”.

Aqui está oXIS” da questão, alguns perderam a unção, daí, deixaram de acreditar que apenas o ensinamento/leitura  e pregações/ministrações da PALAVRA DE DEUS – metodologia bíblica/teológica de argumentação/retórica/hermenêutica: SERMÃO, TÓPICA, EXPOSITIVA, TÓPICA/EXPOSITIVA, é suficiente para saquear o inferno e povoar os céus e fazer a obra do Senhor e desfazer as obras do diabo e seus seguidores. Daí,  estão usando outros recursos dentre os quais:

Stand Up(surgindo pastores comediantes), Coaching para Pregador Evangélico/Cristão, Inteligência emocional, Palestras motivacionais, musicoterapia,etc.). Deixo claro que o pregador poderá ilustrar/rechear suas pregações com esses conhecimentos/técnicas, mas a base e a confiança de que vidas serão alcançadas, restauradas, transformadas e convertidas ao cristianismo, deverá ser de forma imperiosa na BÍBLIA SAGRADA por ser nossa base de fé e prática.

2 Pedro 3:

18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

O segredo está em crescer na graça (conhecimento bíblico/ciências religiosas/edificação da fé e enlevo espiritual) e no conhecimento/intelecto (outras ciências/literaturas), para não se tornar fanático religioso e nem cético/incrédulo/agnóstico. Mas sempre lembrando de que, sem Cristo nada podeis fazer (Cf. João 15:5 – Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Por falta desse real entendimento alguns líderes e até liderados religiosos, quando percebem que no uso do dia a dia dos cultos de suas respectivas igrejas já não está mais havendo:

  1. Edificação da Fé e Enlevo espiritual;
  2. Arrependimento dos pecados, práticas ilícitas e o desejo de abandonar tudo isso e se entregar ao Altíssimo em espírito, alma e corpo;
  3. Colheitas de Almas;
  4. Reconciliações;
  5. Santificação;
  6. Prosperidade…

… partem para a invencionice e importação de culturas oriundas das trevas e/ou pagãs– babilônicas, tais como:

Igrejas pretas:

voltadas para um público de classe média alta, sobretudo as que são abertas por algum cantor gospel que foi “ungido a pastor”, apelam para ornamentação que lembram bastante uma casa de show. Paredes pintadas de preto, luz estroboscópica, canhões de LED, telões de LED, cortina de fumaça, são apenas alguns dos artifícios que fazem parte de igrejas contemporâneas, pensadas num público jovem e no viral. Cultura de igrejas australianas, que influenciou o mundo gospel.

NoBrasil, quem copiou o padrão australiano foi um cantor gospel da região sudeste deste país.

Nos Estados Unidos essa modinha está sendo chamada de Igreja Crush. Vamos saber o que isso significa:

Crush é um termo da língua inglesa que significa “esmagamento” ou “colisão”, na tradução literal para o idioma português.

No entanto, esta palavra também é normalmente utilizada no sentido figurado, se referindo a um sentimento de intensa paixão por alguém.

Neste caso, crush pode ser entendido como uma gíria que, na tradução para o português, seria semelhante ao termo “quedinha”, “paixonite”ou “paquera”.

Conforme explicações acima a IGREJA PRETA pode significar lugar de paquerar, se apaixonar, de caçar, flertar; de pegações ou o que o valha.

Costumo dizer que, se é preciso mudar, que mudemos para melhor. Neste caso, mudemos conforme orienta a sã doutrina. Jamais penderemos para direita ou esquerda. Foquemos no Senhor Jesus porque sem Ele nada poderemos fazer nem por nós e nem por outras pessoas (aos cuidados do Gestor de Almas).

MUSICOTERAPIA

“À musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”. – Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia.

 Psicoterapia através da música é legal e tem ajudado muitas pessoas, mas é inapropriada para um culto evangélico onde a base de fé viva e verdade prática é a Bíblia Sagrada através da aplicação da leitura e ministração da mesma usando técnicas de hermenêutica (interpretação dos textos sagrados), homilética(retórica/oratória),exegese (comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra e/ou interpretação dos relatos bíblicos).

AGRAVANTE – Canções, hinos, músicas, louvores, de autoajuda.

Esta prática tem adoecido a vida espiritual dos crentes, como também afetado a psiquê. Pois motivados pelas músicas de autoajuda se dão por satisfeitos. Desta forma evitam a leitura e audição da ministração/dissertação da Palavra de Deus.

As vezes apenas ouve por ouvir não meditando e, sem a predisposição de guardar os ensinamentos passados pelos pregadores e mestres das Igrejas/ministérios abençoados levantados por Deus.

A FÉ VEM PELO OUVIR A PALAVRA DE DEUS DISSERTADA/MINISTRADA/PROFERIDA

Romanos 10:

17 – E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”. A Bíblia Anotada – Editora Mundo Cristão.

Não nos iludamos! Somente a palavra de Deus tem poder de convencer as pessoas que é chegada a hora de ter uma vida melhor sob o comando dEle. O louvor/música gospel serve para preparar o terreno/coração do crente para receber a semente que é a Palavra de Deus. No mais, gera emoção/alegra momentaneamente. Mas a Palavra de Deus pregada gera Unção e, Unção Gera Poder e Poder gera libertação, resoluções de problemas (pela direção mostrada pelo Espírito Santo); conforto de uma alma aflita e SALVAÇÃO EM CRISTO.

DETALHANDO A REAL IMPORTÂNCIA DO LOUVOR

O Louvor Gera Poder de União e Comunhão entre o adorador e Deus pela reverência a sua Palavra confira:

  • 2º Crônicas 5: 13 –E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor;
  • O Louvor põe o foco em Deus

confira:  Salmos 8:

3-Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4 – Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

  • Porventura, para ganhar os viciados em drogas lícitas e ilícitas, vamos disponibilizar drogas nos templos/igrejas, e/ou criar um espaço para os usuários? E, mascararmos com a expressão: “Espaço paraUso recreativo?”. Porque para ganharmos a juventude classe média alta, vamos transformar os templos/igrejas em casas de shows?
  •      Em qualquer circunstância da sua vida missionária, persevere em propagar a PALAVRA DE DEUS! Pregue com fervor, ensine com esmero/zelo, a sã doutrina a Bíblia Sagrada na convicção de que o seu ministério será bênção e sua missão realizada/executada com sucesso. Pense nisso.

Fraternalmente em Cristo,

Pr. Roberico Silva de Oliveira

Teólogo e Psicanalista Clínico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.