Os estragos causados pelas chuvas entre quarta (21) e esta quinta-feira (22) foram registrados em outros sete municípios baianos. Com isso, subiu para 62 o número de cidades afetadas por temporais entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec).
Nesse cenário, o trecho da BA-130 cedeu entre a cidade de Ibicuí e o distrito de Itaiá, no município de Firmino Alves, ambos no sul da Bahia da Bahia. Por sorte, ninguém ficou ferido.
A estrutura de terra de uma barragem também rompeu no distrito Uriçangas, na cidade de Angical, no oeste da Bahia. A localidade fica a 8 km da sede do município, e o rompimento impede que 3 mil pessoas consigam fazer esse trajeto.
Segundo a prefeitura, o desmanche da barragem aconteceu no fim de semana, devido a uma infiltração na ponte que existia no local. Equipes da gestão municipal estão no local para conter a infiltração e fazer os reparos necessários.
Apesar do número de cidades afetadas ter aumentado, a quantidade de pessoas desalojadas diminuiu em relação ao último levantamento, divulgado na manhã de quarta-feira. Antes, o número de desalojados era de 5.225 e nesta quinta, está em 1.986.