A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) retomará em 2025 o serviço de devolução de documentos perdidos durante o Carnaval de Salvador. A iniciativa, em vigor há mais de duas décadas, permite que foliões recuperem documentos extraviados durante a festa.
Os cidadãos que encontrarem documentos de identificação nos circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande) poderão entregá-los nos postos da Polícia Militar. Diariamente, no início da manhã, equipes da Ouvidoria recolherão o material entregue e seguirão com o processo de higienização, catalogação e cadastro no site oficial da corporação.
“Nós catalogamos os documentos encontrados e qualquer cidadão pode acessar o link ‘documentos perdidos’ que fica no nosso site. A pessoa digita o nome completo e verifica se o documento está no banco de dados da PMBA”, explicou o ouvidor da Polícia Militar da Bahia, coronel Saulo.
Como recuperar documentos
A devolução dos documentos será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março na sede da Ouvidoria da PM, localizada na Rua do Tijolo, nº 26, Baixa dos Sapateiros. Após esse período, a partir de quinta-feira (6), o atendimento será transferido para o posto da Ouvidoria no SAC do Shopping Barra, funcionando das 9h às 17h.
Terceiros poderão retirar documentos apenas mediante apresentação de procuração. A PM informa que os itens permanecerão disponíveis para retirada por tempo indeterminado, permitindo que os titulares façam a retirada mesmo após o período do carnaval.
O serviço busca facilitar o acesso da população aos documentos recuperados e reduzir transtornos causados pela perda durante a festa. Mais informações podem ser obtidas pelo site institucional da PMBA.
Carnaval na Bahia terá 37 mil policiais e bombeiros
O esquema de segurança da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) para o Carnaval da Bahia 2025 contará com cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial. O investimento do governo estadual para a segurança e promoção das festas é de aproximadamente R$ 99 milhões. O planejamento foi apresentado no dia 18 de fevereiro, no auditório do Centro de Cultura da Bahia e abrangerá 113 cidades do estado.
A operação contará com a participação das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, que atuarão em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). Estruturas de apoio serão montadas nos principais circuitos, incluindo 579 postos de atendimento, sendo 415 em Salvador e 164 na Região Metropolitana e no interior.
Estruturas e atendimento especializado
Entre as estruturas previstas estão os Postos Elevados de Observação (PEO), Postos Integrados (PPI), delegacias e unidades especializadas para atendimento a vítimas de intolerância e racismo. Espaços como o Posto Integrado de Prevenção à Violência (Piprev) e o Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados (Servvir) também serão disponibilizados para acolhimento do público.
A tecnologia será um dos principais recursos utilizados na segurança da festa. Cerca de 1.500 câmeras equipadas com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares estarão posicionadas em pontos estratégicos. Além disso, duas Plataformas Elevadas de Observação serão instaladas para monitoramento da movimentação nos circuitos e acessos.
O evento contará ainda com uma solução de contagem de público para direcionamento de patrulhas e remanejamento de equipes conforme a necessidade. Noventa e nove Portais de Abordagem serão distribuídos nos acessos à festa para impedir a entrada de objetos cortantes. Para facilitar a comunicação, serão utilizados 1.400 terminais móveis pelos agentes de segurança.