Clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que desejam alterar a titularidade da conta de água podem fazer a solicitação digitalmente através do portal ba.gov.br, que reúne diversos serviços do Estado da Bahia.
A mudança, que é válida a partir desta quarta-feira (30), permite que o novo titular seja o responsável pela conta de água e esgoto, e facilite o acesso a outros serviços da Embasa por meio dos canais de atendimento da companhia.
Para efetivar a troca de titularidade, o cliente deve anexar documentos específicos, como um documento de identificação com foto (RG, CNH ou identidades expedidas por conselhos), CPF ou CNPJ e comprovantes de vínculo com o imóvel (escritura, contrato de compra e venda ou locação, ou carnê de IPTU). Os documentos devem estar em boas condições.
Outro requisito importante é a ausência de débitos na matrícula. Caso existam dívidas, as alternativas incluem quitar o débito, transferi-lo para outro imóvel – opção disponível apenas nos pontos de atendimento presencial – ou o novo titular pode assumir formalmente a responsabilidade pelo pagamento da dívida.
Além da alteração de titularidade, o portal ba.gov.br oferece outros serviços aos clientes da Embasa, como a emissão de segunda via da conta e a comunicação de falta de água. Esses serviços também estão disponíveis no Atendimento Virtual da Embasa e nos Pontos de Atendimento SAC e unidades da Embasa.
Para quem busca atendimento digital, a Embasa disponibiliza seu Atendimento Virtual no endereço atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br. Já os que preferem atendimento presencial podem procurar Pontos de Atendimento da Embasa ou Postos de Atendimento SAC distribuídos pelo estado.