Publicado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, o termo de adesão nº 105/2024, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que possibilita ao Hospital Dom Pedro de Alcântara, principal unidade de atendimento da Santa Casa de Feira de Santana, ampliar o leque de procedimentos cirúrgicos, incluindo o tratamento de câncer de cabeça e pescoço.
Com o novo credenciamento, a instituição adere ao Programa Estadual de Ampliação de Acesso às Cirurgias Eletivas no âmbito do Sistema Único de Saúde, SUS. O novo credenciamento permite à Santa Casa retomar, ainda este mês, a realização do procedimento que atende aos pacientes acometidos por diversos tipos de cânceres na região de cabeça e pescoço.
O provedor da instituição, o médico Rodrigo Matos, destacou a importância desta conquista para toda a macrorregião centro-leste, uma vez que a Santa Casa é referência em oncologia e acolhe pacientes de mais de 100 municípios baianos.
“Esta notícia é espetacular para todos nós que defendemos, de verdade, um SUS universal e de qualidade. Mostra que a nossa Santa Casa está à disposição dos entes públicos para fortalecer e ampliar o atendimento à comunidade, inclusive em áreas de maior complexidade”, avaliou Rodrigo Matos.
O provedor ainda destacou a importância do diálogo com a Sesab que viabilizou a implantação de um serviço de grande relevância para a população baiana, em uma especialidade tão sensível, como a oncologia.