As inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT) começam nesta terça-feira (18) e seguem até 27 de março, exclusivamente pela internet. A iniciativa do Governo do Estado visa preparar estudantes concluintes e egressos da rede pública para o ingresso no Ensino Superior, com foco no Enem, vestibulares e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Programa UPT 2025 contará com um total de 20.110 vagas, distribuídas em 218 municípios nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com atividades presenciais em 358 polos. O projeto tem investimento de R$ 18 milhões do Governo da Bahia e será executado com o apoio de instituições públicas de ensino superior.
Universidades baianas e federais apoiam a iniciativa
Neste ano, o UPT conta com o reforço da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que passa a integrar a lista das instituições parceiras, ao lado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
O programa terá a participação de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários, e o suporte de 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.
O serviço tem como proposta atuar em três etapas complementares: mobilização dos estudantes para os processos seletivos de acesso ao ensino superior; fortalecimento das aprendizagens e da preparação dos alunos; e a formação inicial e continuada de estudantes universitários com foco na docência.
Como se inscrever no UPT 2025
Durante o processo de inscrição online, o candidato deverá selecionar o município, turno e modalidade de aula de interesse. É possível se candidatar a até duas opções de vagas, conforme a disponibilidade no sistema. A seleção será feita por sorteio eletrônico, realizado de forma aleatória e equitativa, com base no sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC).
O sorteio dos candidatos ocorrerá em 28 de março, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob coordenação do UPT. A cerimônia contará com a presença de representantes das universidades parceiras, do Núcleo de Atos (NCAA), da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), da Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED) e da Coordenação de Gestão Organizacional (CGOTIC), assegurando a transparência do processo.
Resultado e matrícula automática dos classificados
Os candidatos classificados e selecionados no sorteio serão matriculados automaticamente, desde que cumpram todos os requisitos previstos no edital. O resultado poderá ser conferido a partir do dia 9 de abril, acessando o portal do UPT com login e senha. As aulas têm início no dia 14 de abril, nos polos escolhidos pelos estudantes no ato da inscrição.
Quem pode participar do Programa Universidade para Todos
O público-alvo do UPT inclui estudantes regularmente matriculados, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular ou em suas modalidades correspondentes, além daqueles no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual de ensino da Bahia. Também podem participar egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal no estado.
O candidato deve estar atento às especificações do edital e garantir que sua inscrição contenha corretamente as informações sobre o município, turno e modalidade de oferta, conforme sua preferência.