A seletiva para as etapas nacionais dos Jogos Escolares começa a ser disputada nesta sexta-feira (28), em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas. Cerca de 700 estudantes atletas vão disputar as competições de vôlei, basquete e handebol, na categoria de 15 a 17 anos, e nas modalidades de atletismo, natação, badminton, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica artística na faixa etária de 12 a 17 anos. As provas serão disputadas até sábado (29).
A etapa reúne representantes de todo o estado de escolas públicas e privadas. Os campões de 15 a 17 anos desta seletiva estadual (modalidades coletivas e individuais) garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizados pela Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontecerão de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto/SP.
Já os vencedores na categoria 12 a 14 anos garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com previsão de ocorrer Brasília no final de outubro e início de novembro.
Em função do calendário esportivo das modalidades de ciclismo, judô, wrestling e ginástica rítmica os atletas que irão representar a Bahia nas etapas nacionais serão conhecidos de 3 a 5 de agosto, em Salvador.
Já as equipes de 12 a 14 anos de futsal, handebol, basquete e voleibol que irão representar o estado baiano em Brasília entrarão em quadra de 24 a 27 de agosto, assim como serão conhecidos os atletas das modalidades karatê e xadrez.
Jogos Escolares da Bahia
As seletivas para as etapas nacionais dos Jogos Escolares são a maior competição estudantil do estado. É dividida entre as fases municipais, regionais e estadual.
Os torneios são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).