Salvador amanheceu nesta quarta-feira (23) sob potente instabilidade climática. A capital baiana está em estado de alerta laranja, segundo o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), devido ao volume de chuvas, que pode chegar a até 60 milímetros ao longo do dia. O aviso meteorológico aponta risco para alagamentos, deslizamentos de terreno e transbordamento de rios e canais.
De consonância com a Resguardo Social de Salvador (Codesal), os bairros que mais registraram precipitações nas últimas 12 horas foram Cassange (44,2 mm), Palestina (33,4 mm) e São Cristóvão (30,8 mm). A informação foi atualizada às 6h pelo Meio de Monitoramento de Alerta e Rebate.
Outras localidades que também apresentaram volumes expressivos de chuva incluem Praia do Flamengo (28 mm), Mussurunga (27,4 mm), Barro Duro (23,8 mm), Pituaçu (22,2 mm), Mata Escura (20,4 mm) e Valéria (19,8 mm).
A razão das chuvas está relacionada à atuação de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, que influencia o tempo em Salvador e em outras regiões do estado. A previsão indica que o tempo permanece instável até quinta-feira (24), com firmamento nublado e possibilidade de chuvas moderadas a fortes a qualquer momento.
A partir de sexta-feira (25), a tendência é de redução nas precipitações, com melhoria nas condições climáticas. O termo de semana deve ser de firmamento parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas.