Recursos Para Candidatos Participarem Do Enem 2025 Podem Ser Feitos Até A Quarta (16)

Os participantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir o resultado na Página do Participante, por meio do login na plataforma Gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também disponibilizou, nesta segunda-feira (12), a análise das justificativas de ausência para quem faltou aos dois dias de prova em 2024, mas deseja fazer a edição deste ano de forma gratuita.

Apesar da aprovação na isenção ou justificativa, o candidato precisa realizar a inscrição normalmente entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital com as regras do Enem 2025 ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Recursos

Quem teve o pedido de isenção ou a justificativa de ausência negados pode entrar com recurso até as 23h59 de sexta-feira (16), também pela Página do Participante.

Para reverter a decisão, é necessário apresentar documentação comprobatória de acordo com os critérios previstos no edital:

  • Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública (em 2025);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Participar do programa Pé-de-Meia.

Entre os documentos aceitos estão histórico escolar, declaração de escolaridade assinada pela escola ou comprovantes de inscrição em programas sociais. Arquivos devem ser enviados em PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB. Não serão aceitas autodeclarações nem documentos emitidos por familiares.

Quem apresentar informações falsas poderá ser eliminado do exame, obrigado a ressarcir os custos da isenção e até responder por crime contra a fé pública.

O resultado final dos recursos será divulgado em 22 de maio. Candidatos que tiverem o recurso negado de forma definitiva deverão pagar a taxa de inscrição para participar do Enem.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, servindo de base para programas como Sisu, Prouni e Fies. As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal conveniadas ao Inep.