Projeto ‘Brinca Bahia’ agita criançada com atividades gratuitas no Centro Histórico

A Praça das Artes, no Centro Histórico, recebe domingo (13), até 21h, o projeto Brinca Bahia, destinado exclusivamente às crianças. Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o evento conta com a participação de Tio Paulinho e uma trupe de artistas, oferecendo atrações como a Orquestra Compassos, a peça teatral Baú de Histórias, Musiclauns e o grupo UDT.

Ao todo, são dez horas de shows, oficinas, brincadeiras e outras atividades, com a expectativa de receber cerca de 1.500 pessoas por dia. As atividades ocorrem das 15h às 20h.

Esta é a primeira vez que o projeto, promovido pelo governo do estado, acontece em outubro para celebrar o Dia das Crianças. Andrea Chamusca, diretora da Happy Eventos, que organiza o projeto, expressou satisfação com a iniciativa:

“Estamos muito felizes com a edição de estreia do Brinca Bahia. Vamos ocupar mais uma vez a Praça das Artes, que já se tornou referência como um espaço de muita diversão para as crianças e acolhimento para as famílias.”

A programação conta com performances no palco, além da presença de personagens que fazem parte do imaginário infantil. Perna de pau, malabaristas, camas elásticas, tobogãs, oficinas de pipa, jogos da memória e maquiagem artística, entre outras atividades agitam a criançada. Tio Paulinho anunciou também uma ação itinerante no Largo do Pelourinho convidando o público a participar da festa. Um destaque especial é o Espaço Balão Azul, uma sala de acomodação sensorial criada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o intuito de proporcionar alívio imediato para crianças que enfrentam sobrecarga sensorial, ele foi planejado para oferecer um ambiente calmo e acolhedor. A arquiteta Márcia Galvão, responsável pela consultoria do espaço e mãe de uma criança com TEA, ressaltou a importância da iniciativa:

“O Balão Azul foi carinhosamente criado para oferecer um refúgio seguro e acolhedor para crianças com TEA. Em um ambiente climatizado, o espaço de acomodação sensorial é fundamental para garantir a inclusão e conforto para pessoas com autismo, contribuindo para o bem-estar e a participação delas em atividades sociais”, disse.

Além de garantir a inclusão, o evento também prioriza o conforto dos pais e responsáveis, que contarão com fraldário e praça de alimentação disponíveis. Para a segurança das crianças, são utilizadas pulserinhas de identificação e há monitoramento por funcionários para que famílias poderão desfrutar de um momento de diversão com tranquilidade e segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.