Mais de meia tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (1º), no sudoeste da Bahia. Foram três ocorrências diferentes, sendo que duas aconteceram pela tarde, na BR-116, em Vitória da Conquista. A terceira, foi à noite no Km-351, da BR-030, perto da cidade de Brumado.
As duas ações feitas na BR-116 tiveram auxílio de um cão farejador. Na primeira, um ônibus que saiu de São Paulo com destino para Pernambuco foi abordado, e duas malas com aproximadamente 18 kg de maconha localizadas. Duas pessoas foram presas.
O suspeito foi identificado durante a checagem das bagagens. Ele disse que faria o transporte da droga para Caruaru, em Pernambuco. O homem foi preso em flagrante e conduzido com a droga para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).
A segunda apreensão também foi feita em um ônibus, dessa vez com roteiro São Paulo – Aracaju. O cão farejador constatou a presença de drogas em três volumes e 78 tabletes de maconha foram localizados, o que corresponde a 72 kg de maconha. Segundo a PRF, o responsável pela bagagem despachada em São Paulo foi identificado, mas ainda não foi detido.
Já em Brumado, a droga estava escondida no fundo falso de um caminhão. De acordo com a PRF, ao pedir os documentos do veículo, o motorista tentou fugir a pé, mas foi preso.
No fundo falso da carroceria do veículo foi localizado 717 tabletes de maconha, pesando cerca de 486 kg. O motorista do caminhão disse que recebeu R$ 10 mil para levar a carga de Alfenas (MG) para o interior do Rio Grande do Norte.
O homem vai responder pelo crime de tráfico de drogas. A ocorrência foi conduzida para a Polícia Judiciária que adotar os procedimentos cabíveis.