A previsão do tempo emitida pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) aponta que chuvas moderadas e possíveis trovoadas são esperadas em algumas cidades do interior da Bahia. Na mesma linha, Salvador já começa a apresentar chuvas fortes na manhã desta segunda-feira (11). E entrevista ao Portal M!, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provoca chuvas fortes e tempestades na capital baianaqu e devem seguir por pelo menos três dias.
“A gente já está partindo por quarto ano sem vidas perdidas e desde 2016 sem tragédia na cidade. Esperamos que essa chuva passe, que as nossas equipes estejam em campo e que o resultado apareça novamente. Amanhã [terça] a gente ainda tem chuva, a tendência é perder a intensidade. Hoje [segunda], é de chuvas moderadas a fortes, com trovoadas e ventos. Ontem, já experimentamos 45 km por hora em algumas localidades. Então, pelo menos uns três dias a gente vai ter aí de chuvas gerando algum tipo de transtorno para a nossa capital”..
Segundo Sosthenes, a ocorrência meteorológica também é responsável por indicar os dias de tempo fechado que costumam acontecer no verão e na primavera. Portanto, em Salvador, o balanço é de que as temperaturas devem oscilar entre 24°C e 27°C, com umidade relativa do ar entre 65% e 90%. Ainda assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que previsão consiste em ventos fracos a moderados com rajadas.
“Chuvas dentro do esperado, porque a Defesa Civil de Salvador, de forma muito antecipada, já vem informando a população em geral que já havia a chegada desse resquício de uma frente fria. Vou passar para vocês dados atualizados, nós tivemos na última hora cerca de 11 milímetros na região Norte da cidade, Itapuã, Parque São Cristóvão, de tal forma que a gente vai estar acompanhando tudo o que estiver acontecendo na cidade, sobretudo as ocorrências com maiores riscos”, declarou Sosthenes ao Portal M!.
O diretor-geral da Codesal estava presente em mais uma inauguração da Prefeitura de Salvador, em que o prefeito reeleito Bruno Reis (União Brasil) iria anunciar a chegada uma nova unidade da Academia Salvador e quiosques na Avenida Edgar Santos, rotatória do bairro de Narandiba. Porém, em função do tempo chuvoso, a entrega precisou ser adiada e, conforme Sosthenes, a prioridade da gestão é dos que vivem nas áreas de risco.
“A gente vem de uma semana muito seca. Então, graças a Deus o solo não apresenta ainda nenhum tipo de vulnerabilidade, o que garante uma tranquilidade maior para as pessoas. Mas, obviamente, aquelas que vivem nas áreas de risco já constituídas, devem se manter em condição de atenção. Com a quantidade das chuvas e com a intensidade delas, a gente vai estar acompanhando durante todo esse dia. A gente também vai fazer as vistorias em campo, observando o cenário real de cada uma dessas localidades”, avisou.
Apesar da previsão de fortes chuvas, o diretor da Codesal salientou que Salvador não sofre com tragédias em decorrência do tempo já há 8 anos. Ao Portal M!, Sosthenes Macêdo também ressaltou que alguns município do interior do Estado também devem sofrer com a Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Previsão no interior da Bahia
Em Feira de Santana, cidade a 100 km da capital, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas durante o dia. A temperatura mínima pode chegar a 22ºC e máxima de 28ºC. O município de Ilhéus, no Sul da Bahia, apresenta o mesmo prognóstico, porém, a temperatura máxima deve ser de 26ºC.
Por outro lado, Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, deve ser uma das cidades do interior que mais vai sofrer com as chuvas intensas. A previsão diz que muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas estão por vir, em mínima de 18ºC e máxima de 26ºC.
Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado, deve passar por pancadas de chuvas isoladas, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 25ºC, assim como Juazeiro. A diferença é que a cidade no Norte da Bahia conta com mínima de 21ºC e máxima de 36ºC.