Na manhã desta sexta-feira (2), a Prefeitura de Salvador promoveu uma operação conjunta para remover construções irregulares instaladas sob o viaduto da Via Expressa, nas imediações do Mercado Popular de Água de Meninos. A ação teve como foco a desocupação da área, ocupada por pessoas em situação de rua, e o combate ao uso indevido do espaço público.
A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e contou com apoio das secretarias de Ordem Pública (Semop), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Vigilância Sanitária (Visa/SMS), além da Limpurb, Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar da Bahia.
No total, nove pessoas em situação de rua ocupavam o local. Elas já vinham sendo acompanhadas há mais de um ano por equipes da Sempre e, nesta etapa, foram encaminhadas para programas assistenciais da Prefeitura, incluindo o auxílio moradia. A operação resultou na demolição de oito barracos de madeira, seguida da retirada dos materiais e limpeza da área, sem registro de conflitos.
A ação ocorre em conformidade com o Código de Obras do Município (Lei nº 9.281/2017), que exige licenciamento prévio para qualquer construção e autoriza a demolição de edificações erguidas de forma irregular, especialmente em áreas públicas ou que apresentem risco à segurança.