A celebração do aniversário de 474 anos de Salvador contará com uma programação voltada para manifestações artísticas e culturais.
Em anúncio realizado pela prefeitura da capital baiana nesta quarta-feira, 15, a festa será inaugurada com o “Festival Curto Circuito das Artes”, no Teatro Gregório de Mattos e Espaços Boca de Brasa. Promovido a partir da próxima sexta-feira, 17, até o dia 16 de abril, o evento terá espetáculos com Maria Menezes, Caco Monteiro, Leno Sacramento, Marcia Limma, Zeca de Abreu, Ricardo Fagundes e Rita Assemany.
Com o objetivo de estimular a cena teatral entre a população, de 27 a 31 de março, o “Projeto Clube da Cena” promoverá oficinas gratuitas de interpretação teatral para solos com Harildo Deda e Marcelo Flores, no Teatro Gregório de Mattos. A exposição “Criador de Sonhos”, de Maurício Martins e do Acervo Boca de Cena, de 27 de março a 18 de junho, na Galeria da Cidade e no Teatro Gregório de Mattos.
A programação também contemplará os editais “Polos Criativos Boca de Brasa”, que consistirá na participação de quatro organizações da sociedade civil para atuação em quatro territórios da cidade; e “Fábrica de Musicais- Edição Especial Bicentenário do Dois de Julho”, que lançará a convocatória pública para a realização de espetáculo cênico-musical.
As Artes Visuais serão celebradas com o “Festival Bahia de Todas as Cores”, que contará com a participação de grafiteiros da cena local e nacional. Tradicionais nas ruas da cidade, os carrinhos de café serão homenageados através do concurso “Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural Ano II”.
A comemoração ainda se estende para a literatura com o “Projeto Literatura Inclusiva” nas bibliotecas Edgard Santos, Denise Tavares e Nair Goulart, de 15 a 23 de março. A iniciativa foi lançada na Bienal do Livro para estimular a leitura em parceria com a Casa Civil. O artista plástico e escritor do livro “Histórias Contadas em Tecido” fará uma tarde de autógrafos no próximo sábado, 18, na Casa do Benin.
Shows
Outra novidade na line-up é a apresentação de Mariene de Castro, que acontece no domingo, dia 26, no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho. No Carnaval, a artista esteve envolvida em uma polêmica após criticar o poder público por não tê-la convidado para participação nas festas e eventos durante a folia deste ano, o que supostamente indicaria a falta de valorização do samba da Bahia. Ela sobe ao palco acompanhada das Ganhadeiras de Itapuã.
Na “Volta ao Dique”’, o grupo Mudei de Nome fará a volta no Dique do Tororó no ‘Pranchão’, em 2 de abril. E como o Portal A TARDE já havia antecipado, o encerramento da festividade de aniversário da capital baiana, no mesmo dia, vai reunir nomes de peso na Barra como Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Luedji Luna.
Segundo o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o festival contará com ampla divulgação e vai gerar oportunidades de trabalho. “A gente sabe da importância desses eventos para projetar Salvador para o mundo [..] Teremos no domingo, em horário nobre, meia hora de transmissão, além dos flashes [..] Nós vamos ser a cidade mais falada e comentada do país”, destacou. Fonte: A Tarde