O Governo do Estado continua fortalecendo a agricultura familiar, nos municípios atingidos pelas chuvas que ocorreram pelos territórios baianos no fim de 2021 e início de 2022. Neste sábado (29), a população de Camacã, no Litoral Sul, contará com mais um instrumento importante de escoamento da produção dos agricultores e agricultoras familiares: A Feira Livre de São João do Panelinha, na zona rural do município, que foi requalificada.
O local recebeu nova cobertura e também passa a contar 70 novas barracas de feira padronizadas. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para a abertura novos ou requalificação de importantes centros de comercialização da agricultura familiar.
“Esse mercado foi bastante avariado em uma enchente que houve e nós, da SDR, estamos recuperando e entregando à comunidade. Estamos dando um reordenamento geral do espaço, a fim de que possa ser um local de comercialização dos produtos que atendam de um lado os cuidados sanitários, que são necessários e, por outro lado, aumentem os espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.
Os recursos investidos foram R$509 mil, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR. A iniciativa foi comemorada pelo prefeito de Camacã, Paulo Cezar Bonfim, conhecido como Paulo do Gás.
“É um equipamento de bastante relevância e a obra ficou bacana, com iluminação excelente e drenagem. Assim, teremos mais qualidade de vida para os nossos feirantes trabalharem de forma digna, ao apresentarem os seus produtos de qualidade”.
Além da Feira Livre, foram entregues três títulos de terra aos agricultores e agricultoras familiares de Camacã, no âmbito do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela SDR sob execução da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).