A Polícia Técnica da Bahia participa da “Operação Brincar com Fogo”, ação coordenada pelo Ministério Público do Trabalho para combater a produção clandestina e o comércio ilegal de fogos de artifício no estado. A operação ocorre entre os dias 14 e 15 de maio nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Muniz Ferreira, com a participação de peritos da capital e do interior.
Durante a fiscalização, são verificados itens como notas fiscais, rotulagem dos produtos, segurança dos trabalhadores e a infraestrutura dos locais de fabricação e venda, além da identificação de fogos produzidos de forma caseira.
Segundo o perito criminal e coordenador de Química Forense, Augusto Sérgio Souza, a participação da Polícia Técnica é essencial para a avaliação técnica dos materiais apreendidos. “Nós vamos realizar avaliação técnica dos materiais apreendidos, o que é fundamental para a análise pericial e responsabilização dos infratores, garantindo a segurança da comunidade”, afirmou.
Até o momento, cerca de 20 mil caixas de produtos irregulares foram apreendidas. Após a emissão dos laudos técnicos, todo o material será encaminhado para descarte.
Além da Polícia Técnica, a operação conta com o apoio do Exército Brasileiro, das Polícias Civil e Militar, do PROCON, do Conselho Regional de Química (CRQ) e de outros órgãos parceiros.