PF Cumpre Mandados No Horto Florestal Em Operação Contra Tráfico Internacional De Drogas

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quarta-feira (7) a Operação Tropeiros II, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas com destino à Europa. Cerca de 100 agentes cumprem 21 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo, Campinas (SP) e Salvador. Na capital baiana, as ações ocorrem em imóveis localizados nos bairros do Horto Florestal e Brotas.

Os mandados são cumpridos em residências, empresas, casas de câmbio e até em um escritório de advocacia. Além disso, foram determinadas medidas cautelares como entrega de passaportes, proibição de deixar o país, sequestro de bens e bloqueio de valores.

As investigações são desdobramentos da primeira fase da Operação Tropeiros, deflagrada em novembro de 2022, e revelaram a existência de mais integrantes na organização, que também estaria envolvida em movimentações financeiras suspeitas de lavagem de dinheiro que somam cerca de R$ 10 milhões.

De acordo com a PF, o grupo cooptava “mulas” para transportar drogas – principalmente cocaína – em malas preparadas com compartimentos ocultos. As substâncias eram entregues no exterior a contatos responsáveis pela revenda. A investigação teve início com a prisão em flagrante de uma jovem que carregava 3,2 kg de cocaína no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Ela embarcaria para a cidade de Horta, em Portugal.

Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.