A Polícia Civil deflagra, na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Bahamas, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com base na Bahia e conexões diretas com um grupo do Rio de Janeiro. A ação, de grande porte e com abrangência interestadual, ocorre simultaneamente em Salvador, Região Metropolitana (RMS), Feira de Santana, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Mais de 200 policiais participam da operação para acabar com o tráfico de drogas, homicídios e extorsão mediante sequestro. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos pela Polícia Civil, com apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelas perícias nos locais de execução da operação.
Em São Paulo, as ações são conduzidas por equipes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), enquanto em Minas Gerais os mandados são executados pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Na Bahia a ofensiva policial envolve diversos setores estratégicos, incluindo o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), além das coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), de Operações e Recursos Especiais (Core) e de Polícia Interestadual (Polinter).