Com 60 anos, Nilvan Guerino Marino viralizou com sua ar mais jovem ao fazer um vídeo mostrando que conseguiu a permissão para usar vagas reservadas para idosos.
Nascido em General Salso, interno de São Paulo, Marino mora em Florianópolis desde 1992, é educador físico reformado e trabalha porquê protótipo. Apesar de postar fotos do seu físico, dos trabalhos recentes e até mesmo de suas atividades físicas, esse é o primeiro teor que viralizou em sua rede.
Segundo ele, tudo aconteceu quando resolveu voltar à ateneu para fazer musculação, mesmo realizando suas atividades físicas rotineiras na sua lar.
“A ateneu tem exclusivamente duas vagas, uma para pessoas com deficiência e outra para idosos”, Marino conta. “E eu sempre ficava chateado, porque os alunos sempre tomavam essas vagas reservadas.”
No dia que fez sessenta anos, ele pediu a permissão para poder usar o espaço. “No dia que chegou eu decidi fazer um filminho e postar, mas sem intenção nenhuma de viralizar nem zero, exclusivamente fiz uma uma folguedo.”
https://www.instagram.com/p/CwYGWa5Mbxi/
A folguedo atingiu mais de 9,2 milhões de visualizações. Grande secção das reações vinham de seguidores impressionados com o físico e em procura de inspiração para fazer mudanças em suas próprias vidas.
“Eu acho que as pessoas estão buscando alguém para se espelhar e eu nem tinha noção de que eu poderia ser essa inspiração, porque tudo que faço faz secção da minha rotina há muito tempo”, afirma Marino.
Segundo o protótipo, não há nenhum sigilo ou receita milagrosa para sua ar e físico mais jovens. Desde pequeno, sempre praticou atividades físicas, porquê natação, basquete e vôlei, e depois tornou essa paixão em profissão porquê educador físico.
“E aí quando entrei na na instrução física comecei a calistenia [atividade com barras e o peso do próprio corpo] no primeiro semestre que foi em 1983. E eu sempre gostei da calistenia e da ginástica né? Fui professor de ginástica localizada também por muitos anos”, conta.
Ou por outra, sempre cuidou da alimento. Marino se acostumou a fazer a própria comida desde que saiu de lar para fazer faculdade. O protótipo sempre prioriza vitualhas naturais, integrais, grãos, saladas e por 20 anos foi vegetariano.

“Portanto eu sou muito diligente e nunca raramente porquê uma fritura muito vasqueiro e também cuido bastante da minha mente”, diz.
Cuidar da mente foi alguma coisa importante quando Marino perdeu seu parceiro, Leandro, para o cancro, um pouco antes da pandemia. Eles compartilharam um relacionamento de 36 anos.
“Perdi a pessoa que mais amava na vida e logo depois entramos naquele período de pandemia. Mas nunca deixei a tristeza invadir meu coração. Porquê educador, usei a atividade física, cuidar da alimento e ler súplicas sagradas para superar tudo isso”, diz.
Nem todas as respostas ao vídeo viral, porém, foram positivas.
“Algumas pessoas falaram que era fake, que não tenho sessenta anos, que é um paradoxal eu usar a vaga”, conta Marino. “Mas eu tenho bom siso de não tomar o lugar de pessoas que precisam mais do que eu, pessoas com qualquer tipo de dificuldade. Mas ainda assim é um recta meu, manifesto? Assim porquê eu tenho recta de remunerar metade no cinema ou teatro, por exemplo.”
Mesmo com uma vida regrada, Marino lembra que é importante se permitir coisas que trazem prazer. “Fica parecendo que sou santo, né? As pessoas acham que a gente não bebe e não faz zero. Mas eu palato de tomar uma cerveja artesanal e tomar um vinho, mas tudo com moderação”, diz.