Milhares de participação do governo pró-Serbia após meses de agitação

Thomas Mackintosh

BBC News

Guy de Launey

Correspondente dos Balcãs

Getty Images ApoiaGetty Images

O presidente Aleksandar Vucic reuniu seus apoiadores na capital da Sérvia, Belgrado

Dezenas de milhares de apoiadores do presidente sérvio Aleksandar Vucic realizaram uma manifestação em Belgrado após meses de agitação em todo o país.

Uma organização de monitoramento disse que cerca de 55.000 pessoas se reuniram em frente à Assembléia Nacional. Apesar de alguns seguidores vucicos que viajam dos países vizinhos, a participação foi significativamente menor do que o enorme protesto antigovernamental do mês passado.

Houve manifestações regulares na Sérvia desde novembro, quando o colapso de um Canopy da estação ferroviária na cidade de Novi Sad matou 15 pessoas, desencadeando uma raiva pública generalizada.

Vários sérvios culparam o incidente por suposta corrupção e corte de canto pelo partido progressista de Vucic.

O líder sérvio promoveu o comício no sábado como o lançamento de um “movimento para o povo e o estado”, que “salvaria” a Sérvia de forças que trabalham para “destruir” o país.

Em um discurso no evento, ele pediu aos promotores que trabalhassem para restaurar a ordem e a paz.

Ele alegou que os protestos liderados por estudantes ameaçavam a paz e a estabilidade da Sérvia, acusando os participantes de serem pagos por “agências de inteligência estrangeiras”.

“Certas poderes estrangeiros não suportam ver uma Sérvia livre, independente e soberana”, disse ele, sem esclarecer a quais “poderes” ele estava se referindo.

Vucic também criticou a emissora nacional RTS, descrevendo -o como um “participante -chave” em uma tentativa de “revolução de cores”.

Getty Images Um homem segura um brilho no ar quando milhares se reúnem no centro de BelgradoGetty Images

Aqueles que mostram seu apoio a Vucic e seu governo se saíram tão bem na noite de sábado

Após o triste incidente de Novi, em novembro passado, alguns culparam o que havia acontecido em mais de uma década de governo do Partido Progressista de Vucic – que se associou intimamente à reforma anterior da estação.

Foi considerado uma parte essencial do principal projeto de infraestrutura do governo – a linha de alta velocidade de Belgrado a Budapeste na Hungria.

As manifestações que se seguiram ao desastre viram os participantes usarem o slogan “Corrupção Kills”.

Eles alegaram que os procedimentos de compras opacas que o governo usou para projetos de infraestrutura enriqueceram alguns contratados favoritos ao colocar em risco a segurança pública.

Apesar das várias demissões – e da insistência de Vucic de que ele não estava indo a lugar nenhum – os protestos cresceram.

No mês passado, centenas de milhares de pessoas desceram da capital da Sérvia.

Um monitor independente estimou 325.000 – se não mais – se reuniram, tornando -o o maior protesto da Sérvia de todos os tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.