Big tech havia anunciado o termo da plataforma no final de fevereiro; serviço fica disponível até 5 de maio de 2025
O Skype, plataforma de videoconferências e ligações da Microsoft, terá suas atividades encerradas em 5 de maio de 2025, dentro de 20 dias. A big tech havia anunciado em 28 de fevereiro que o objetivo é focar no Microsoft Teams, “um hub moderno de informação e colaboração”, disse a empresa no transmitido.
Em um texto assinado por Jeff Teper, presidente da extensão de apps e plataformas da Microsoft 365, a empresa informou que os usuários do Skype terão entrada aos mesmos recursos no Teams, “uma vez que chamadas individuais e em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos”.
“Nos últimos 2 anos, o número de minutos gastos em reuniões por usuários do Teams cresceu 4 vezes, refletindo o valor que o Teams traz à informação”, disse Teper, sem penetrar os números.
O Microsoft Teams é usado uma vez que utensílio de informação corporativa.
De combinação com a Microsoft, os usuários do Skype podem:
- transmigrar para o Teams – segundo a big tech, basta acessar a plataforma com o mesmo nome de usuário e senha usados no Skype: “Os chats e contatos aparecerão involuntariamente no aplicativo para que você possa continuar rapidamente de onde parou”;
- exportar as informações do Skype – quem não quiser transmigrar para o Teams poderá exportar os dados (saiba mais cá), que ficarão disponíveis até janeiro de 2026 –depois disso, serão apagados, segundo a Microsoft.
Para os usuários que ainda têm créditos no Skype, a Microsoft disse que será provável utilizá-los por meio do Skype Dial Pad, que seguirá disponível para quem usa a plataforma pelo navegador ou dentro do Teams.
Na internet, no entanto, os usuários têm questionado a big tech. No fórum da própria Microsoft, um deles perguntou: “O que acontecerá com os créditos remanescentes quando o Skype findar?”.
Na imagem inferior, o que diz a Microsoft (em inglês):
COMPRA DO SKYPE PELA MICROSOFT
A Microsoft acertou a compra do Skype em 10 de maio de 2011, por US$ 8,5 bilhões. Fundado em 2003, o Skype havia sido comprado pelo eBay em setembro de 2005, e depois adquirido por um grupo de investidores chamado Silver Lake em novembro de 2009.