O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta sexta-feira (23) que Albânia, Namíbia e Índia decidiram suspender totalmente a importação de carne de frango do Brasil, após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Além deles, Angola adotou uma medida mais branda, suspendendo apenas as compras provenientes do estado do Rio Grande do Sul.
Com as novas restrições, o cenário atual das exportações brasileiras de carne de aves ficou assim:
- Suspensão total das importações: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
- Suspensão restrita ao Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.
- Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.
O Ministério reforçou que o consumo de carne de frango e ovos no Brasil continua seguro, sem risco para a saúde humana. As autoridades seguem em articulação com os países importadores, prestando esclarecimentos técnicos e adotando medidas para garantir a segurança sanitária e a rápida retomada das exportações.