Mais de 2,2 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social vão receber antecipadamente o abono anual na Bahia. O benefício, conhecido como décimo terceiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será direcionado a 2,29 milhões de pessoas e foi confirmado, nesta quarta-feira (13), pelo governo federal.
Pela segunda vez consecutiva, a administração antecipa o benefício, conforme decretado no número 11.947/2024 do Diário Oficial da União. O adiantamento abrange 33,7 milhões de beneficiários em todo o país, os quais receberão o abono em duas etapas, programadas para abril e maio. O desembolso seguirá o calendário tradicional de pagamentos do INSS, implicando um investimento total de R$ 67 bilhões.
Para os beneficiários residentes na Bahia, a primeira parcela totalizará um investimento de R$ 1,97 bilhões, conforme informado pela assessoria de comunicação do INSS no estado.
O abono é direito dos segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido:
– Aposentadoria;
– Auxílio por incapacidade temporária;
– Auxílio-acidente;
– Pensão por morte;
– Auxílio-reclusão.
Geralmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e novembro. No entanto, a antecipação tem sido responsável por promover melhorias nos índices econômicos do país. De acordo com o governo federal, o adiantamento representou uma injeção significativa de recursos nos mercados locais, pois alcança municípios de todas as 27 Unidades da Federação.