Neste sábado, dia 7 de dezembro às 21h30, a Cidade da Cultura, em Feira de Santana, será palco de uma noite memorável dedicada ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O “Viva Gonzagão” promete reunir fãs de forró e admiradores da cultura nordestina em uma grande festa para homenagear o legado do artista que é símbolo da identidade cultural do Nordeste.
O Programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade News FM, recebeu os músicos Neném do Acordeom e Carlos Mateus, do grupo Os Bambas do Nordeste, para um bate-papo animado sobre o evento. Durante a entrevista, os artistas ressaltaram a importância de Gonzagão para a música brasileira e falaram sobre o carinho especial que o artista tinha por Feira de Santana.
“Luiz Gonzaga foi um nordestino que levou nossa cultura para o mundo. Ele teve várias passagens por Feira. A primeira aparição dele aqui foi em 1954, quando fez a toada Feira de Gado, retratando as vindas dos tropeiros para a compra e venda de gado. Em 1974, ele presenteou o Baio do Acordeon com uma sanfona branca, então foi um marco histórico aqui para a cidade, já que ele doava tantas sanfonas pelo Brasil afora, a fim de não deixar o forró morrer, que era um marco dele, um marketing que ele fazia”, relembrou Matheus ao Acorda Cidade.
De acordo com Matheus, em 1984, Luiz Gonzaga regravou Feira de Gado com Raimundo Fagner, e nesse mesmo ano recebeu o título de cidadão feirense.
“Essa música toma uma proporção de novo nacional e nesse mesmo ano Luiz Gonzaga recebe o título de cidadão feirense através do querido João do Ouro, o pai do grande Genésio Serafim. Então tantas passagens por Luiz Gonzaga em Feira de Santana, cavalgadas que ele participou aqui e Feira de Santana, o maior entroncamento Norte-Nordeste, não tinha como ele não fazer essa ponte, rio, sertão. E Feira era um lugar que ele tinha muita estima”, afirmou.
A programação do “Viva Gonzagão” terá a participação desses dois grandes artistas da terra. Os Bambas do Nordeste abrirão a noite, seguidos por Neném do Acordeom, que promete um show emocionante. O repertório será uma verdadeira viagem pelo universo de Luiz Gonzaga, com interpretações de seus clássicos e homenagens à tradição do forró e do xote.
“Vai ter muito forró e muita história de Luiz Gonzaga. Vamos fazer um apanhado da carreira gigante do Gonzagão. Então, é dia 7 de dezembro, na Cidade da Cultura, lá no espaço do nosso amigo Asa Filho. Aproveitar e convidar você para ir lá arrastar o pé. Não tem hora para acabar. Já avisei o Asa Filho que os vizinhos vão brigar, mas a festa vai fluir até umas horas”, brincou Neném.