Luiz Gonzaga será homenageado com grande show no próximo sábado (7) em Feira de Santana

Neste sábado, dia 7 de dezembro às 21h30, a Cidade da Cultura, em Feira de Santana, será palco de uma noite memorável dedicada ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O “Viva Gonzagão” promete reunir fãs de forró e admiradores da cultura nordestina em uma grande festa para homenagear o legado do artista que é símbolo da identidade cultural do Nordeste.
O Programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade News FM, recebeu os músicos Neném do Acordeom e Carlos Mateus, do grupo Os Bambas do Nordeste, para um bate-papo animado sobre o evento. Durante a entrevista, os artistas ressaltaram a importância de Gonzagão para a música brasileira e falaram sobre o carinho especial que o artista tinha por Feira de Santana.

“Luiz Gonzaga foi um nordestino que levou nossa cultura para o mundo. Ele teve várias passagens por Feira. A primeira aparição dele aqui foi em 1954, quando fez a toada Feira de Gado, retratando as vindas dos tropeiros para a compra e venda de gado. Em 1974, ele presenteou o Baio do Acordeon com uma sanfona branca, então foi um marco histórico aqui para a cidade, já que ele doava tantas sanfonas pelo Brasil afora, a fim de não deixar o forró morrer, que era um marco dele, um marketing que ele fazia”, relembrou Matheus ao Acorda Cidade.

Missa em homenagem a Luiz Gonzaga em Feira de Santana
Sanfona branca presente de Luiz Gonzaga para Baio do Acordeon | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

De acordo com Matheus, em 1984, Luiz Gonzaga regravou Feira de Gado com Raimundo Fagner, e nesse mesmo ano recebeu o título de cidadão feirense.

“Essa música toma uma proporção de novo nacional e nesse mesmo ano Luiz Gonzaga recebe o título de cidadão feirense através do querido João do Ouro, o pai do grande Genésio Serafim. Então tantas passagens por Luiz Gonzaga em Feira de Santana, cavalgadas que ele participou aqui e Feira de Santana, o maior entroncamento Norte-Nordeste, não tinha como ele não fazer essa ponte, rio, sertão. E Feira era um lugar que ele tinha muita estima”, afirmou.

Luiz Gonzaga e Baio
Luiz Gonzaga e Baio | Foto: Arquivo Pessoal

A programação do “Viva Gonzagão” terá a participação desses dois grandes artistas da terra. Os Bambas do Nordeste abrirão a noite, seguidos por Neném do Acordeom, que promete um show emocionante. O repertório será uma verdadeira viagem pelo universo de Luiz Gonzaga, com interpretações de seus clássicos e homenagens à tradição do forró e do xote.

“Vai ter muito forró e muita história de Luiz Gonzaga. Vamos fazer um apanhado da carreira gigante do Gonzagão. Então, é dia 7 de dezembro, na Cidade da Cultura, lá no espaço do nosso amigo Asa Filho. Aproveitar e convidar você para ir lá arrastar o pé. Não tem hora para acabar. Já avisei o Asa Filho que os vizinhos vão brigar, mas a festa vai fluir até umas horas”, brincou Neném.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.