Presente na inauguração do Hospital Municipal do Homem, localizado no Monte Serrat, nesta sexta-feira (5), a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), comemorou a entrega do novo equipamento de saúde que também atenderá o público feminino. O investimento foi de R$ 35 milhões, em reformas e compra de equipamentos e mobiliários.
“É um momento que deixa o coração muito feliz, que mostra o sentido que é ser gestora pública e vice-prefeita dessa cidade. Aqui no Hospital do Homem, a gente vai fazer cirurgias urológicas, cirurgias de próstatas, mas também vamos ter cirurgias gerais e cirurgias vasculares atendendo as mulheres. A gente colocou um nome bem grande, Hospital do Homem, para que os homens não tenham desculpas e saibam o caminho onde eles vão poder ser atendidos e cuidados”, disse Ana Paula, em entrevista à imprensa.
Diante da alta complexidade do hospital, a vice-prefeita afirmou que o custo para manter a unidade de saúde é alto, porém a decisão técnica da prefeitura foi por conta da grande demanda reprimida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
“É um momento importantíssimo, aqui é um custeio muito alto [R$ 10 milhões], mas a gente tomou essa decisão técnica pelo que a gente via nas UPAs. Muitas pessoas aguardando às vezes 20, 30, 60 dias por uma cirurgia vascular, por um tratamento e não tinha aqui, [agora] vai ter. Cirurgia urológica, então, nem se fala. Vamos agora fazer nossa nova maternidade, uma maternidade com a UPA pediátrica, com parto natural, humanizado. Além disso, ainda vai ter uma ala para as cirurgias das mulheres e das crianças. É a prefeitura, é o prefeito Bruno Reis, a vice Ana e todo grupo que cuida de todas as pessoas”, concluiu.