Estudantes da Licenciatura em Computação do IFBA Jacobina desenvolvem games para cenários educacionais

Compreender como os games enquanto dispositivos formativos podem contribuir na aprendizagem e no ambiente pedagógico e produzir um jogo ou uma estratégia didática baseado/a nos cenários educacionais”. Essa foi a proposta da disciplina optativa ‘Games e Educação’, ofertada pela primeira vez aos graduandos da Licenciatura em Computação do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, no segundo semestre do ano passado. A matéria foi ministrada pela professora mestra Vanessa Rios.

“Os estudos se organizaram para a produção de jogos em diferentes formatos e temáticas a partir da relevância e interesse dos alunos. Ao final da disciplina, tivemos seis games educacionais, sendo quatro digitais e dois analógicos”, explica a docente, que pretende ofertar a matéria novamente neste ano sob o olhar das práticas gamificadas na educação.

“É importante destacar que boa parte dos alunos estava cursando a disciplina Estágio Supervisionado II e Estágio IV. As experiências nesses estágios, somadas aos interesses dos discentes, influenciaram diretamente na escolha da temática dos jogos, que abrangeu matemática, inglês para educação infantil, conhecimentos gerais, história, meio ambiente e personalidades negras.

No dia 9 de fevereiro, à noite, como parte da programação da Semana de Integração, a docente e os licenciandos realizarão Mostra de Jogos Educacionais no Laboratório de Informática 2 do campus. (Fonte: IFBA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.