Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 terão a pré-inscrição garantida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
Segundo o ministro, o objetivo é estimular a participação dos alunos do 3º ano e tornar o processo de inscrição mais simples. Mesmo com a pré-inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante, no site do Inep, para confirmar a inscrição e escolher entre as provas de língua inglesa ou espanhola.
Além da facilidade na inscrição, os alunos da rede pública que estão no 3º ano continuam com direito à isenção da taxa do exame.
Outra novidade anunciada por Camilo Santana é a retomada da possibilidade de utilizar o Enem para obter a certificação do ensino médio, benefício que havia sido extinto em 2017. A partir deste ano, participantes com 18 anos ou mais que não concluíram a educação básica poderão usar a nota do exame para conseguir o diploma.
A exigência será a mesma de antes: no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e, no mínimo, 500 pontos na redação. Até então, essa certificação era possível apenas pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que continuará sendo uma alternativa.