Em fábrica de carro, Lula destaca aumento de investimentos industriais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (15) que o bom momento do setor industrial pode ser atribuído às políticas adotadas pelo governo, que pregam estabilidades econômica, política, jurídica e social, assegurando previsibilidade para o envolvente de negócios.

“Tem muita gente que acha que o que está acontecendo é normal, que não tem zero a ver com o [Fernando] Haddad na Rancho, não tem zero a ver com o Lula na Presidência. A indústria está crescendo porque é sorte. Será que isso é verdade?”, questionou Lula ao participar de um evento para marcar o início da produção do Novo Nissan Kicks, veículo da obreiro japonesa em sua vegetal industrial do município da região sul fluminense.

Lula lembrou que o número de veículos vendidos no país caiu entre 2012 e 2023 e muitas concessionárias fecharam. 

“Quantas concessionárias fecharam neste país, porque não tinham sege para vender e, quando tinham, o povo não tinha quantia para comprar. Todo mundo se lembra disso. Acontece que esse país não levava em conta e urgência do quantia circulasse nas mãos de todas as pessoas”, lembrou o presidente. 

No evento, em Resende (RJ), foram anunciados investimentos da multinacional no país de R$ 2,8 bilhões. Eles se somam aos investimentos anunciados pela indústria automotiva do país, com projeções de R$ 125 bilhões até 2033. A fábrica passou por ampla transformação para produzir o principal protótipo da marca, além de um outro SUV, que ainda será lançado, e de um motor turbo. 

“O que aconteceu no Brasil é que o quantia começou a circunvalar, as pessoas começaram a se formar melhor, a lucrar um pouco mais, o salário mínimo passou a ser um pouco maior do que a inflação. Tem gente que na hora de remunerar acha o salário mínimo muito cimeira. Em vez de olhar o trabalhador uma vez que assalariado, olha uma vez que consumidor”, acrescentou o presidente. 

Fábrica

Para concretizar a fabricação do Novo Nissan Kicks, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 postos de trabalho na risca de produção. Aliás, a fábrica ganhou 29 novos veículos guiados automatizados (AGVs, na {sigla} em inglês). 

O Multíplice Industrial da Nissan em Resende possui uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. A unidade tem murado de 2,2 funcionários da própria Nissan, e ultrapassa 3 milénio empregos quando inclui funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos.

Para o presidente da Nissan para a América Latina, Guy Rodríguez, a meta é que a marca alcance até 7% do mercado automotivo do país nos próximos anos. 

“O setor automotivo representa 2,5% do PIB [Produto Interno Bruto] totalidade do Brasil. Se nós falamos do PIB industrial, o setor automotivo representa 20%. Essa é a valimento da masmorra de valor do setor automotivo, por isso é importante desenvolver essa masmorra de valor”, destacou o executivo durante a cerimônia.


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Complexo Industrial da Nissan do Brasil e cumprimentos a trabalhadoras e trabalhadores.
Complexo Industrial da Nissan – Resende - RJ.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Complexo Industrial da Nissan do Brasil e cumprimentos a trabalhadoras e trabalhadores.
Complexo Industrial da Nissan – Resende - RJ.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente Lula cumprimenta trabalhadoras e trabalhadores durante visitante ao Multíplice Industrial da Nissan do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Agenda

Mais cedo, ainda no estado do Rio de Janeiro, o presidente Lula visitou as obras da Rodovia Presidente Dutra, na região da Serra das Araras, em Paracambi, estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos, sob responsabilidade da CCR, a empresa concessionária, tiveram início em abril de 2024 e estão 25% concluídos.

Na segunda-feira, em Campos dos Goytacazes, setentrião do estado, o presidente inaugurou as obras no novo campus da Universidade Federalista Fluminense (UFF) na cidade. De negócio com a agenda, Lula retorna ao Brasília, onde cumprirá agenda nesta quarta-feira (16).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.