Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante: 90% dos acidentes poderiam ser evitados pelos condutores

Neste domingo, 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. A data tem o objetivo de sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a própria vida e de outros condutores e passageiros.

É neste dia também, que diversas campanhas de segurança rodoviária são organizadas e promovidas pelos governos e associações, como forma de reduzir o número de mortes nas estradas, além de evitar comportamentos que coloquem em risco a segurança das pessoas.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Patrícia Valéria Amaro dos Santos, agente de trânsito do município de Feira de Santana, e que faz parte do Núcleo de Educação para o Trânsito.

Patrícia explicou como um agente desempenha a sua função, e orientou as medidas que devem ser tomadas por todos que utilizam o trânsito.

Agentes de Trânsito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A ação dos agentes de trânsito é inibir o cometimento de infração por parte dos condutores como dirigir e fazer o uso do telefone celular, invasão de sinal e etc. Isso favorece que o condutor esteja atento ao volante, o que consequentemente evita a causa do acidente e a infração de trânsito. É de fundamental importância que haja no trânsito essa empatia entre condutores, ciclistas, pedestres e demais pessoas que circulam pelas vias. Se temos atitudes gentis, pacientes e que visam o bem comum, influenciamos para que os outros possam agir dessa mesma forma”, salientou.

Se jogar no lixo no chão em via pública se torna uma atitude inapropriada, jogar objetos pela janela do carro pode pesar no bolso também.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Esta é uma prática comum, mas gera inflação de trânsito, notificação de natureza grave. O condutor que for flagrado fazendo esta ação, ele ganha cinco pontos na CNH [Carteira Nacional de Habilitação] e não somente o fato de jogar, mas isso também causa danos ambientais, como entupir os bueiros, gerando transtorno para toda a sociedade”, afirmou Patrícia.

Ao Acorda Cidade, a agente de trânsito enfatizou que cerca de 90% dos acidentes, poderiam ser evitados pelos próprios condutores e elencou alguns motivos.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Infelizmente, a nossa cidade não está fora da estatística do país a cada doze minutos uma pessoa morre num acidente de trânsito no Brasil, e Feira de Santana não está longe disso, a cada minuto uma pessoa fica sequelada. Os especialistas dizem que 90% dos acidentes são causados pelo fator humano ou seja, esses acidentes poderiam ser evitados, só depende do condutor. O que causam estes acidentes? Utilização do telefone celular, bebida alcoólica, invasão de sinal vermelho, essas são as principais situações que mais causam esses acidentes, e falta de atenção, além de desobedecer às sinalizações”, declarou.

Ainda segundo Patrícia Valéria, muitos condutores não respeitam nem a presença do agente de trânsito.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Boa parte dos condutores não avalia as consequências do seu mau comportamento enquanto conduz um veículo, isso acaba tornando um vício. O infrator contumaz acaba por cometer determinadas infrações a todo momento, ele já está acostumado a fazer aquilo no trânsito e ele acha que é normal, tanto é que às vezes a gente está em alguma situação fiscalizando, e eles passam pelo agente de trânsito usando o telefone, digitando mensagem no WhatsApp, inclusive motociclistas. A gente tenta com a nossa presença inibir essa prática e fazer autuações para ver se conscientiza esse cidadão, a gente tenta fazer uma conscientização educativa, nós somos um Núcleo de Educação que faz algumas palestras em empresas, em igrejas, em qualquer lugar que a gente é convidado, e nessas palestras, a gente fala sobre essa utilização do telefone celular e de outras infrações de trânsito. A gente está tentando conscientizar a população para evitar esse tipo de situação”, declarou.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

Além da fiscalização no campo, os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), observam todas as infrações, através do sistema de videomonitoramento.

De acordo com Patrícia, o equipamento facilita estar em todos os campos da cidade ao mesmo tempo.

“O agente de trânsito que está no videomonitoramento, ele consegue estar em tempo real em vários pontos da cidade em apenas um clique. Ele pode receber um chamado que por exemplo, na João Durval aconteceu um acidente, ele vai mudar a posição da câmera e vai visualizar esse acidente e vai informar para a equipe que está se deslocando para o local, verificar qual é a real situação, qual a forma mais rápida de chegar naquele local e assim solucionar o problema”, disse.

Fila Dupla

Ao Acorda Cidade, Patrícia Valéria informou que não existe determinação de tempo para embarque e desembarque de passageiros dos carros por aplicativo.

“Alguns condutores estacionam em fila dupla e ficam aguardando alguma pessoa, demora um tempo mais de 5 minutos e aí o videomonitoramento, ele está ali observando se você levou um tempo acima do permitido, do para embarque e desembarque, então já se caracteriza como fila dupla. Não existe um tempo, é só o tempo de embarcar e desembarcar. Muitos acham que o alerta já dá o respaldo a ele de ficar ali parado naquele local proibido, mas não dá, a fila dupla é só para o tempo de embarque e desembarque do passageiro. A gente tem muito problema com os motoristas de aplicativo porque eles vão pegar um passageiro e o passageiro ainda está dentro da loja comprando, aí ele fica parado ali esperando esse passageiro, e nisso já influencia no trânsito, já causa um impacto no trânsito porque já gera uma fila dupla. O ideal é o motorista de aplicativo parar e o passageiro já está aguardando, aí não vai gerar nenhum tipo de notificação”, concluiu.

Fonte: Acorda Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.