A aroeira é uma árvore nativa do Brasil pertencente à família Anacardiaceae, que inclui diversas espécies, como a aroeira-preta, aroeira-do-sertão, aroeira-verdadeira e a mais conhecida, aroeira-vermelha, caracterizada por suas folhas verde-claras e frutos pequenos, redondos e vermelhos.
Comumente chamada de pimenta-rosa, seus frutos são usados como condimento em variados pratos e bebidas, como salmão, molhos, frango e gim-tônica, conferindo um sabor levemente picante e adocicado. Porém, a aroeira não se destaca apenas na culinária: na medicina, seus frutos e extratos são valorizados por seus diversos efeitos terapêuticos.
Confira, a seguir, alguns desses benefícios!
Tem ação antioxidante
O estudo Schinus terebinthifolius Raddi (Brazilian pepper) leaves extract: in vitro and in vivo evidence of anti-inflammatory and antioxidant properties, publicado na revista científica Inflammopharmacology, aponta que o extrato das folhas da aroeira tem compostos que agem como antioxidantes e anti-inflamatórios.
Pesquisadores mediram a quantidade total de compostos fenólicos e flavonoides (substâncias conhecidas por suas propriedades antioxidantes) no extrato e identificaram que os principais compostos encontrados foram flavonoides chamados miricetina-O-pentosídeo e quercetina-O-ramnosídeo.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.