A inteligência artificial tem se destacado cada vez mais na área educacional. A tecnologia tem ajudado professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A chegada da internet 5G no Brasil tem fortalecido o debate, especialmente na área da saúde, entretanto, a resposta pode ser encontrada facilmente nas unidades da Unex que ofertam a graduação em Medicina.
Tanto na Unex Centro Universitário de Excelência em Feira de Santana e Vitória da Conquista quanto na Unex Faculdade de Excelência em Itabuna e Jequié, a tecnologia presente nos laboratórios e nas salas de aula tem estimulado o aprendizado dos estudantes no âmbito teórico e prático.
A evolução da área médica passa, desde a descoberta de novos medicamentos até novas técnicas e procedimentos que visam melhorar a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, desde o primeiro semestre, estudantes do curso de Medicina da Unex utilizam softwares especializados em disciplinas primárias.
“Todos os nossos laboratórios possuem uma tecnologia apropriada para o ensino. Temos os laboratórios básicos, utilizados para aquelas fases iniciais do curso, mas também os tecnológicos com os óculos de realidade virtual, os modelos de alta fidelidade e a tela anatômica, onde o estudante pode entender e analisar as estruturas do corpo humano, dissecar, virtualmente, o corpo humano, reconstruir imagens de tomografia e ressonância magnética em modelo 3D”, explica o coordenador do eixo básico do curso, Tiago Veltri.
Sensação no meio acadêmico, os modelos Aires e Lucinda – simuladores de alta fidelidade – auxiliam no diagnóstico de diversas patologias e contribuem para o aprendizado. Os simuladores obedecem diversos comandos, como parada cardíaca, pulsação, ventilação, permite massagem cardíaca, aceita infusões, tem reflexos, distúrbios neurológicos e simulam até um parto simples ou com complicações.
Os estudantes que escolhem a Unex têm acesso a simulações práticas de atendimento já nos primeiros períodos do curso, nos laboratórios de práticas médicas e cirúrgicas. Em salas de atendimento clínico, os alunos praticam o atendimento humanizado, sob o olhar atento de um professor tutor. Toda a ação é transmitida para os colegas, em tempo real, através de um moderno sistema audiovisual.
No 5º período do curso de Medicina na Unex, em Feira de Santana, o estudante Sílvio Luiz de Oliveira Filho diz que a tecnologia deixa as aulas muito mais interessantes.
“A tecnologia disponibilizada pela faculdade ajuda da melhor maneira possível. Os simuladores realísticos são um diferencial no ensino de excelência e as telas que permitem visualizar o corpo humano por completo e com função de cada órgão. Com certeza a tecnologia ajuda a assimilar os diversos assuntos que aprendemos dentro da sala de aula”, disse o estudante.
Conheça a Unex
A Unex é uma Instituição de Ensino Superior que oferece o curso de Medicina com nota máxima na avaliação do MEC. Localizada nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, a Unex proporciona acesso a uma educação de qualidade e contribui para a interiorização do ensino médico.
Focada na abordagem humanística, evolução e inovação, a Unex possui um corpo docente altamente qualificado – formado por médicos locais mestres e doutores com vasta experiência profissional –, uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios equipados com inteligência artificial que proporcionam, aos estudantes, um ambiente propício para a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais.
O currso de Medicina da Unex conta com um modelo pedagógico personalizado às necessidades locais, que associa o PBL – o estudo baseado na resolução de problemas – às metodologias ativas, intercalando teoria e prática desde o primeiro semestre do curso e inserindo o aluno como protagonista do seu aprendizado.
A Unex se destaca, ainda, por suas parcerias de excelência com instituições de saúde e hospitais, oferecendo aos alunos aulas práticas desde o primeiro semestre, oportunidades de estágio e vivência junto à comunidade, enriquecendo sua formação e preparando-os para a realidade profissional. Essa abordagem integrada, combinada com uma sólida base teórica, permite que os estudantes desenvolvam competências técnicas, éticas e humanísticas fundamentais para o exercício da Medicina.