O coordenador interino de Sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, desembarca no Brasil nesta segunda-feira (5) para uma série de reuniões com autoridades brasileiras. Segundo informações divulgadas pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a agenda inclui encontros no Ministério da Justiça, no Itamaraty e uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A visita faz parte de uma missão oficial do governo norte-americano, cujo foco, de acordo com a embaixada dos EUA no Brasil, é discutir programas de sanções voltados ao combate ao terrorismo, tráfico internacional de drogas e organizações criminosas transnacionais.
Apesar de Eduardo Bolsonaro ter divulgado que a visita poderia tratar de possíveis sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), até o momento não há confirmação oficial de que esse tema esteja na pauta. A expectativa, no entanto, é de que a atuação de autoridades brasileiras também seja discutida durante os encontros.
David Gamble lidera a coordenação de sanções do Departamento de Estado e cumpre uma agenda diplomática que integra acordos de cooperação em segurança entre Brasil e Estados Unidos.