Comissão Especial Assume Licitações Do VLT E Inicia Fase De Testes

Foi criada uma Comissão Especial de Licitação pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) para conduzir uma das etapas do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A Comissão ficará a cargo das contratação de serviços ligados aos sistemas de telecomunicação, sinalização e controle dos trens e será composta por cinco membros titulares, encarregados de coordenar e julgar os processos licitatórios necessários para viabilizar a execução dos projetos básico e executivo, além do fornecimento, transporte, montagem, instalações, testes e comissionamentos dos sistemas tecnológicos do VLT.

A maior parte dos trens que integrarão o modal já está em processo de manutenção e adaptação técnica em São Paulo. Ao todo, 29 das 40 composições foram entregues à unidade da fabricante espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF). Os trens estão passando por uma revisão completa antes de chegar ao destino final, Salvador. As demais unidades devem chegar até o fim de 2025.

O início dos testes nos trilhos está previsto para o começo de 2026. As composições estão sendo transferidas de Cuiabá (MT), onde inicialmente fariam parte de um sistema de VLT que acabou desativado. Cada unidade conta com sete vagões, duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros. O investimento na aquisição das 40 composições foi de cerca de R$ 820 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Governo do Mato Grosso.

Com orçamento total superior a R$ 3,6 bilhões, o VLT de Salvador começou a ser construído oficialmente em junho de 2024. O novo modal substituirá o antigo trem do subúrbio, ligando a Ilha de São João ao centro e à orla da cidade, com 34 paradas distribuídas ao longo de 36,4 quilômetros. A expectativa é de que o primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, seja entregue ainda no primeiro semestre de 2026.

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