De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (9/5) será de instabilidade em grande parte do território nacional. A Região Sul do país deve ser atingida por temporais e todos os estados estão sob avisos meteorológicos. A precipitação também chega em Mato Grosso do Sul.
Uma faixa de instabilidade avança pelo litoral do Brasil, passando por Espírito Santo e Bahia, mantendo o tempo instável em toda essa região. No Norte do país, também há previsão de chuvas fortes, especialmente em áreas do Amazonas e do Pará.
Alertas
Um alerta vermelho, mais alta escala do sistema de monitoramento, indica “grande perigo” de chuvas, superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia no centro-sul do Rio Grande do Sul. Isso representa risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
De acordo com o órgão, a instabilidade deve se intensificar no Sul. São esperadas rajadas de vento e trovoadas que podem ser potencializadas pela formação de uma frente fria, que também deve provocar chuvas em Santa Catarina, sudoeste do Paraná e áreas do sul e oeste de Mato Grosso dol Sul, na fronteira com o Paraguai. Os volumes podem ser elevados, com risco de trovoadas e rajadas de vento.
Quatro alertas na escala laranja, de “perigo”, foram emitidos para toda essa região. Eles indicam chuvas intensas, com acumulados de 50 a 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.
Dois informes na escala amarela, de “perigo potencial”, indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h para o Norte, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além de uma faixa que se inicia no Espírito Santo e passa pelo litoral da Bahia.
Recomendações
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).