CERBMA-BA seleciona a Chapada Diamantina como palco das celebrações da Semana da Mata Atlântica em 2025.

A Chapada Diamantina foi oficializada como sede da Semana da Mata Atlântica 2025 durante a 21ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Bahia (CERBMA-BA), realizada nesta quarta-feira (23) em formato virtual. O encontro reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e instituições que compõem o comitê.

Foto: Tiago Junior/ASCOM Sema

Previsto para acontecer nos dias 20 e 21 de maio, nos municípios de Lençóis e Mucugê, a Semana da Mata Atlântica é uma iniciativa do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), que escolheu a região atendendo a proposta do CERBMA-BA e do Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Chapada Diamantina (SCRBMA-CD), dada a relevância ecológica e cultural da região para as ações de conservação em curso, além de ser um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no estado.

“Buscamos valorizar e apoiar ações e projetos das diversas regiões, em especial neste momento para a Chapada Diamantina em reconhecimento aos remanescentes de vegetação do Bioma Mata Atlântica na região e a necessidade de estarmos cada vez mais sensibilizando sobre maneiras de melhor conviver com a preservação destes remanescentes”, diz a Coordenadora do CERBMA-BA e bióloga do Inema atualmente lotada na Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (Disuc), Adriana de Castro.

O secretário executivo do SCRBMA-CD, Fábio Lima destaca que o evento será um marco importante, não apenas para a Chapada, mas para consolidar o trabalho do subcomitê, criado em setembro de 2023, no cenário estadual e nacional. Além do apoio e presença da Sema e do Inema, o evento também deve contar com a presença de representantes de entidades como o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e o MapBiomas, além de representantes de municípios, da sociedade civil e do setor empresarial local.

“Estamos preparando uma programação especial em articulação com o comitê estadual, que nos ajudou a viabilizar a realização desse evento na Chapada Diamantina. Nós entendemos que a realização da Semana da Mata Atlântica terá um papel estratégico para fortalecer as ações que já vêm sendo desenvolvidas no território.”, afirma o secretário.

A programação irá contar com atividades como o lançamento do Programa Nacional de Abelhas Sem Ferrão da RBMA, a entrega dos títulos de Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (os primeiros do tipo na região) e também a cerimônia do Prêmio Muriqui, uma das maiores honrarias da conservação ambiental no Brasil.A expectativa é que o evento mobilize moradores da região, estudantes, pesquisadores, turistas e profissionais da área ambiental, fortalecendo redes de colaboração e promovendo uma maior conscientização sobre a importância da Mata Atlântica.

Sobre o CERBMA‑BA

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na Bahia (CERBMA-BA), criado pelo Decreto Estadual nº 12.228 de 2010, coordena a implantação da Reserva no estado, priorizando biodiversidade, sustentabilidade e conhecimento tradicional. No Brasil, a Reserva da Biosfera é reconhecida pelo Programa o Homem e a Biosfera (MaB) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e visa conservar ecossistemas, promover desenvolvimento sustentável e pesquisas científicas.

Fonte SEMA – Foto: Tiago Junior/ASCOM Sema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.