A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) ativou, na manhã deste último domingo (3), o Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc) para garantir a cobertura e segurança do G20 Cultura, que acontece em Salvador entre esta segunda (4) e sexta-feira (8).
O Cicc funcionará ininterruptamente até às 7 horas do próximo domingo (10), com uma equipe composta por integrantes de diversas áreas da SSP, incluindo as superintendências de Telecomunicações, Inteligência e Gestão Tecnológica e Organizacional, além das polícias civil, militar, técnica e do Corpo de Bombeiros.
O centro de operações integra forças de segurança estaduais com o apoio de órgãos federais, municipais e empresas privadas, criando uma célula de monitoramento e controle especialmente para o evento. Para isso, a SSP mobilizou cerca de 200 profissionais e 268 câmeras, incluindo câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, que contribuirão para a vigilância dos pontos estratégicos de Salvador ao longo dos dias de reunião.
Encontro
As ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) vão participar, nesta segunda-feira (4), da abertura do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorrerá no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Realizado pelo Ministério da Cultura, o evento contará também com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a coordenadora de cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula; e o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi.
O seminário acontece em paralelo ao terceiro e último encontro do Grupo de Trabalho da Cultura no G20 Brasil, apresentando uma programação gratuita e aberta ao público. O objetivo é promover um intercâmbio e discutir experiências culturais para o enfrentamento das alterações no clima no mundo. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mas as vagas estão sujeitas à lotação das salas. O evento contará com lideranças sociais, representantes governamentais e de organismos multilaterais, pesquisadores, artistas e ativistas de pelo menos dez países (África do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, Tailândia e Emirados Árabes)
Oficinas
Oficinas práticas voltadas à mudança no clima também serão realizadas na quarta (6) e quinta-feira (7), no Museu de Arte da Bahia (Mab). As inscrições foram abertas na última quinta-feira (31). A redução de carbono por instituições culturais, planos de conservação, comunicação popular e justiça climática, resiliência e estratégias de adaptação no patrimônio cultural serão alguns dos temas abordados, além do lançamento da pesquisa Cultura e Clima.