O mesatenista brasílio Hugo Calderano está em uma semana iluminada em Macau, na China. Na madrugada deste sábado (19), ele derrotou o chinês Wang Chuqin por 4 a 3 (14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10) e chegou à final da Despensa do Mundo da modalidade.
O resultado não é unicamente o melhor da curso de Calderano, uma vez que também do país e de qualquer desportista de fora da Europa e da Ásia. Na grande decisão, o brasílio vai enfrentar outro chinês, Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial. A partida está prevista para inaugurar às 9h15 deste domingo (20).
Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking. Chuqin havia vencido quatro dos cinco duelos anteriores entre os dois e chegou a perfurar 3 sets a 1, necessitando de unicamente mais uma parcial para lucrar o jogo. No entanto, Hugo encontrou forças para vencer três sets seguidos, inclusive salvando um match-point no último.
Ao chegar à semifinal, o brasílio já havia reservado o melhor desempenho de um desportista do país na história da competição. Porquê não há disputa de bronze, ele também já tinha assegurado um lugar no pódio. Antes de 2025, sua melhor campanha fora em 2019, quando alcançou as quartas.
Em Macau, o mesatenista carioca passou por quatro adversários, sendo três japoneses. O último deles, Tomokazu Harimoto, derrotado por Calderano por 4 a 1 nas quartas de final, é o número três do mundo, duas posições supra do brasílio.