Bradesco lidera com mais reclamações entre os maiores bancos

Instituição teve o pior índice de avaliação entre as 15 maiores em número de clientes no 1º trimestre de 2025, segundo ranking do Banco Central

O Bradesco foi a instituição financeira que mais obteve reclamações procedentes no 1º trimestre de 2025. Foram 7.647 queixas contra o banco, segundo o BC (Banco Central).

É o líder do ranking entre os “bancões” ao se considerar o índice da autoridade monetária: 69,63. O número relaciona a quantidade de reclamações procedentes com o total de clientes que a instituição financeira tem. Neste caso, o Bradesco atingiu 109,8 milhões no 1º trimestre.

 O Banco Central publicou nesta 5ª feira (24.abr.2025) o ranking de reclamações. Eis a íntegra (PDF – 16 kB).

 O banco Inter aparece em 2º lugar, com índice de 62,14 e 2.272 reclamações procedentes. A instituição tinha ao todo 36,6 milhões de clientes no 1º trimestre de 2025.

O PagBank–PagSeguro foi o 3º com o maior índice entre as principais instituições (58,84) e teve 1.885 reclamações procedentes. O banco comercial tem pouco mais de 32 milhões de clientes. É dono de maquininhas de pagamento e integra o grupo Folha, do jornal Folha de S.Paulo e do portal UOL.

Leia o ranking abaixo (clique aqui para abrir em outra aba):

O total de clientes (pessoa física ou pessoa jurídica) foi informado no CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) ou no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central).

Os clientes são contados uma única vez por instituição ou por conglomerado. O número de clientes não mede o tamanho da instituição financeira em termos de impacto no mercado.

Os “bancões” –a Caixa, o Banco do Brasil, o Itaú e o Bradesco– eram responsáveis em 2023 (últimos dados divulgados) por 57,8% das operações de crédito do Brasil, por 56,0% dos ativos financeiros e por 57,9% da participação de depósitos totais do sistema financeiro.

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

Estão entre as principais queixas dos clientes:

  • irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito – 765 reclamações;
  • insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Central de Relacionamento – 4.621 reclamações; e
  • irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado – 3.418 reclamações.

OUTRO LADO

Em nota encaminhada ao Poder360, o Bradesco disse ter como “foco permanente” a redução dos índices de reclamação.

Leia a íntegra abaixo:

“O Bradesco acompanha constantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é um foco permanente do Banco. Todos os apontamentos são assistidos de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes. O Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses.”

Banco Inter

“O Inter trabalha para evoluir constantemente todos os seus produtos, serviços e canais de atendimento, garantindo a melhor experiência para seus mais de 36 milhões de clientes.  


“A instituição registra atualmente 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que a coloca entre os maiores NPS do setor bancário e na zona de excelência. O índice mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e serviços e monitora toda a sua jornada na plataforma do Inter.


“Os usuários também classificam o Super App do Inter nas lojas de aplicativos com a nota de 4,8 em uma escala que vai de 0 a 5, seja no sistema iOS ou Android.


“O Inter reitera o seu compromisso de respeito aos clientes e o seu propósito de oferecer uma jornada completa, dos serviços financeiros aos não financeiros, digital e gratuita.”

PagBank–PagSeguro

“O PagBank informa que preza pela satisfação de seus clientes e adota diretrizes e práticas que buscam atender os anseios de pessoas que fazem de nossa companhia um banco digital completo. É nosso compromisso aprimorar, cada vez mais, os produtos e serviços oferecidos aos clientes, além de buscar incessantemente a resolução para as questões que possam surgir nestas relações.”

Este jornal digital também entrou em contato por e-mail com as assessorias do Inter e do PagSeguro para obter uma posição oficial sobre o tema, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

O espaço segue aberto para manifestação.

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