Paixão dos brasileiros, o café ganhou ainda mais destaque na internet após a repercussão de um corte de podcast com os influencers Julio Balestrin e Paulo Muzy que afirma que a bebida tradicional pode ser uma grande aliada no emagrecimento. Porém, alguns pontos precisam de atenção. Confira a melhor forma de consumir abaixo.


No vídeo, que viralizou pelo canal Ticaracaticast e se tornou meme, o influenciador Julio Balestrin – que é educador físico e bodybuilder – diz que, além de não possuir calorias, o café ainda te faz gastar calorias ao ingerir.
“Um café deste daí vai 40 calorias”, disse Balestrin. “40? Sem açúcar”, pergunta o podcaster. “Não, com açúcar”, explica Balestrin. “E sem?”, questiona o podcaster. “Sem? Nenhuma”, diz Balestrin. “Você gasta quando você toma porque ele tem uma ação termogênica“, completa o médico e influencer Paulo Muzy.
O corte do vídeo viralizou, sendo usado por muitas pessoas para expressar a surpresa com a informação sobre a bebida tradicional. Assista ao vídeo:
É verdade que café faz gastar calorias?
A nutricionista Sara Carolina (CRN -10 4100), especialista em Emagrecimento, afirma que a explicação sobre o café dada pelos influenciadores é correta, mas é preciso ter atenção: a orientação só funciona com o café puro, sem adição de açúcar e nem mesmo o adoçante.
“O consumo do café sem açúcar pode aumentar sim o gasto calórico. O café é uma bebida termogênica, estimulante natural, podendo assim, acelerar metabolismo e ajudar na queima de gordura”, explica ela.


Além disso, se aliado ao exercício físico, o café pode dar mais energia ao corpo, conforme a nutricionista, potencializando o treino e aumentando ainda mais o gasto calórico com a bebida tradicional.
“O café aumenta a energia, concentração, traz melhora no desempenho físico – por aumentar a liberação da adrenalina -, e melhora a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo risco de derrames. Entre os benefícios, a bebida tradicional ainda pode melhorar a memória, e reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson”, completa Sara Carolina.
Qual a melhor forma de consumir a bebida tradicional brasileira?
Mas tudo que é bom precisa estar em equilíbrio. A especialista em Emagrecimento ainda salienta que a bebida deve ser ingerida com moderação: “A quantidade ideal de café é de 2 a 3 xícaras. O excesso pode causar insônia, ansiedade e dor de estômago, por exemplo”, diz ela. Lembrando sempre que se trata do café coado, sem açúcar, leite, adoçante ou outros incrementos a bebida tradicional.
Ainda, é preciso salientar que, apenas o café, isoladamente, pode não trazer resultados significativos no emagrecimento. Neste cenário, é necessário estar em uma dieta balenceada, orientada por um profissional da nutrição, além de manter a prática regular de exercícios físicos.
Outros fatores como hidratação, sono, doenças preexistentes e metabolismo também podem influenciar nos resultados no processo de deficit calórico, conforme Sara Carolina.


Outros benefícios do café
Além dos benefícios da bebida tradicional citados pela nutricionista, estudos apontam que o café – quando consumido com moderação – também pode ser associado a redução de alguns tipos de câncer no fígado e no cólon, diminuição do risco de diabetes do tipo 2, tem ação antioxidante e pode resultar em melhora do bom humor e disposição.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!