Bahia será representada por oito atletas nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

O estado da Bahia será representado nos Jogos Paralímpicos de Paris por oito atletas, nas modalidades de atletismo, futebol de 5, halterofilismo e vôlei sentado, todos eles são beneficiários do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, nas categorias pódio, internacional e paralímpica. O Mundial acontece de 28 de agosto a 11 de setembro, com a participação de 4.400 esportistas com deficiência.

A 17ª edição dos Jogos Paralímpicos contará com a maior quantidade de atletas brasileiros em competições internacionais: 280 no total, dos quais 274 fazem parte do programa Bolsa Atleta, ou seja, 97,86% dos convocados. Entre os bolsistas, mais de 63% são beneficiados com a mais alta categoria do programa, a Bolsa Atleta Pódio. Somente no ano de 2023, o valor investido nos atletas das modalidades paralímpicas, referente aos editais de dezembro de 2022 (Bolsa Pódio) e janeiro de 2023 (Bolsa Atleta), foi de mais de R$57 milhões.

Entre os oito atletas baianos convocados está a maratonista Edneusa de Jesus Santos. Em sua estreia na seleção, nos Jogos Rio 2016, tornou-se a primeira medalhista paralímpica brasileira em maratonas. Edneusa conquistou a prata no Mundial de Maratonas de Londres em 2019, e o bronze nos Jogos Rio 2016. Desde o seu nascimento possui baixa visão decorrente de uma rubéola que sua mãe adquiriu na gravidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.