Bahia registra 3° maior número de inscritos no Enem no país, atrás apenas de SP e MG

A Bahia registrou o terceiro maior número de inscritos no país do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, uma das principais vias de acesso ao Ensino Superior, com 376.352 candidatos. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Dentre eles, mais de 113 mil são estudantes da rede estadual, um aumento de 38% em comparação ao ano passado.

A aplicação da primeira prova foi iniciada, às 13h30 deste domingo (3), em todo país. Além da redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os candidatos respondem a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo e último dia de provas será realizado no próximo domingo (10).

A secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, acompanhou o início das provas no Colégio Estadual da Bahia, mais conhecido como Central, em Salvador. “A gente está fazendo uma grande mobilização para o estudante acessar a universidade. Quando eles já estão lá, a gente tem o Mais Futuro e o Partiu Estágio, que são programas de garantia de acesso e permanência. Existem diversos investimentos que o Governo do Estado faz nas universidades estaduais, a exemplo de contratação de professores e melhoria da estrutura física. Além do engajamento na Educação Básica, tem também essa garantia para o estudante no Ensino Superior”, pontuou.

Alguns estudantes compartilham suas expectativas. Thiago Silva, de 19 anos, do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, almeja uma vaga em Medicina. “Esta é a segunda vez que faço o exame e estou confiante em conquistar uma boa nota para realizar o sonho de ser médico”, disse.

Já Fabiana Souza, de 24 anos, formada no Ensino Médio em 2019, busca uma oportunidade em Psicologia. “Atualmente, estudo em uma faculdade particular e pago mensalidade. Através do Enem, pretendo conseguir uma vaga em uma instituição pública ou uma bolsa integral em uma particular, por meio do Prouni”.

A professora Virna Queiroz, do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba, considerou o tema da redação relevante, permitindo discussões sobre a presença cultural africana no Brasil, abordando tópicos como representatividade e combate ao preconceito. Ela ainda participará de uma live na página da Sec (@educacaobah) para discutir o tema da redação.

Apoio logístico e transporte gratuito para os inscritos

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, foram distribuídos kits contendo caneta esferográfica, água e lanche para os estudantes que realizaram a prova. Equipes da pasta também estiveram em algumas estações de metrô e escolas para recepcionar os estudantes, entregando os kits e dando orientações.

Em Salvador e Lauro de Freitas, os inscritos puderam utilizar o metrô gratuitamente, por meio de um acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). No interior do Estado, algumas prefeituras municipais disponibilizaram ônibus para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova antes do horário de fechamento dos portões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.