Bahia lança plataforma BA.GOV.BR com mais de 500 serviços

“O que o Governo da Bahia pode fazer por você hoje?”. Esta pergunta está logo no topo da nova plataforma do Governo do Estado, o BA.GOV.BR, lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (1º), em evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador.  Jerônimo assinou decreto que institui o portal e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo Estadual.

“O portal foi pensado para facilitar a vida do cidadão, e melhorar a experiência digital”, destacou o governador.  A nova plataforma passou a abrigar todos os serviços oferecidos pelo SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade.

Os usuários terão acesso aos serviços por meio de canais web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio (o aplicativo do SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma).

Com um total de 519 serviços públicos disponibilizados nessa primeira fase, a plataforma é experiência pioneira no estado, que oferece facilidade e comodidade ao cidadão. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva, com opções variadas de acesso, atendendo, assim, a todos os públicos. 

O BA.GOV.BR poderá ser acessado de qualquer dispositivo 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar, de forma segura e simples. Para ampliar e potencializar a experiência digital na resolução de demandas, agendamentos e outros atendimentos online, já está em andamento um plano de desenvolvimento de serviços. Com isso, entre cinco e dez novos serviços serão adicionados por mês, até o final de 2024. 

Jerônimo lançou a plataforma ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior. Também esteve presente Danilo Marasca Bertazzi, chefe da assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“É um canal único de prestação de serviço e notícias, com layout moderno e mais facilidade para a interação do cidadão. Vamos trabalhar para que, até 2026, todos os serviços públicos do estado estejam na plataforma”, afirmou o secretário de Administração, Edelvino Góes.

Ele  adiantou ainda que, já em novembro, o BA.GOV.BR disponibilizará novos serviços integrados da Sefaz e do Detran, incluindo a possibilidade de pagamento, via pix, do licenciamento de veículos, facilitando a vida de milhares de baianos.

Relação próxima com a população

O secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, afirmou que a principal missão por trás do novo site do Governo da Bahia, lançado hoje, é de estreitar a relação da gestão com a população. As informações são do Classe Política. 

“Seguindo a determinação do governador Jerônimo, de cada vez mais aproximar o estado e o serviço do estado, da população, […] fazer essa aproximação justamente utilizando a tecnologia”, afirmou Curvello. 

Segundo o secretário, o portal ba.gov.br é o início de algo “grandioso”. Ele também assegurou que a plataforma vai qualificar o atendimento aos baianos, dando mais rapidez as resposta de eventuais demandas.

“Está começando hoje aqui uma verdadeira revolução. E digo sempre que uma revolução a gente começa, não sabe onde termina, o que a gente quer é prestar cada vez mais um serviço de qualidade, mais ágil”, complementou Curvello.

Segundo o governo, a Bahia é o único estado do Brasil que possui um terço de sua população cadastrada em plataforma de serviços públicos (o antigo SAC Digital). São 4,7 milhões de baianos já habilitados e acostumados a utilizar, de maneira totalmente digital, moderna e simples, o atendimento público estadual.

A meta, agora, é alcançar metade da população até o final de 2024. Segundo André Curvello, a expectativa é de que, com essa mudança, os acessos à plataforma cresçam 10% a cada seis meses. 

O aplicativo também é o mais bem avaliado, na modalidade, com nota 4.7 nas lojas de app. Todas estas marcas são fruto do investimento do Governo do Estado na digitização de serviços públicos: só para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, foram injetados R$ 24 milhões no aprimoramento da tecnologia utilizada pelo antigo SAC Digital, sendo R$ 5 milhões somente em 2022.

Segurança, economia e comodidade

A plataforma, gerenciada pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), teve sua arquitetura aprimorada, tanto em termos de segurança quanto de escalabilidade, para garantir que a plataforma possa lidar com um aumento de acessos simultâneos, caso isso ocorra. Assim, o Governo do Estado garante um acesso com praticidade, agilidade e segurança para todos os cidadãos.

Neste mesmo sentido, possuir um único endereço dedicado a prover serviços e informações ao público baiano assegura melhores condições ao poder público baiano para cumprimento do estipulado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no que diz respeito ao tratamento de dados fornecidos pelos cidadãos e cidadãs.

Além de possibilitar mais facilidade, comodidade e rapidez aos baianos, os atendimentos online reduzem custos. Segundo a gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, Kátia Argolo de Castro, “o modelo digital tem o potencial de gerar uma economia de até 90% aos cofres estaduais, em comparação com o modelo de serviços presenciais. Além disso, o uso de serviços digitais pode reduzir a jornada do cidadão (tempo total de execução do serviço) em mais de 95%”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.