A terceira fase da ação de pulverização de inseticida UBV, o chamado fumacê, que combate a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é realizado nesta quinta-feira (23), nos circuitos do Carnaval de Salvador.
A ação faz parte do Programa de Controle das Arboviroses, promovida pelo Governo da Bahia, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em parceria com os municípios.
Entre 1° de janeiro a 13 de fevereiro foram registrados 564 casos de arboviroses em Salvador. A estratégia foi programada para acontecer dois dias antes do carnaval e dois após os festejos, em Itapuã, Campo Grande, Praça da Sé, Barra, Ondina, Avenida Sete de Setembro, Carlos Gomes, Centro Histórico, Liberdade e Nordeste de Amaralina.
“Nos circuitos dos carnavais, a gente sabe que recebem milhares de pessoas, turistas de outras regiões, então, essas pessoas podem trazer os vírus da dengue ou chikungunya para essas localidades”, disse a subcoordenadora de Ações e Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristina Guimarães.
As duas primeiras ações aconteceram nos dias 6 e 11 de fevereiro. Além desta quinta-feira (23), a última etapa será feita na terça (28). Já no interior do Estado, a iniciativa foi realizada em dois ciclos no município de Juazeiro, entre os dias 2 e 12 deste mês.