Acima Da Média Histórica: Localidade De Salvador Registra Mais De 350 Mm De Chuvas Em Cinco Dias; Saiba Qual

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) alertou para o risco elevado de deslizamentos de terra devido ao acumulado de chuvas intensas na capital baiana desde a última semana. De acordo com o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, algumas localidades já ultrapassaram os 350 milímetros de chuva em um período de 96 horas, superando a média histórica de maio, que é de 302,2 mm.

“É muita chuva em poucos espaços de tempo”, afirma Macêdo. Segundo ele, a combinação entre o volume elevado de precipitações e o solo encharcado aumenta a probabilidade de escorregamentos e rupturas de taludes.

Nas últimas 96 horas, os maiores volumes foram registrados nos bairros de Barro Duro (340 mm), Ilha de Bom Jesus dos Passos (216,2 mm) e Mirante de Periperi (215 mm). Já no intervalo da última hora monitorada, os maiores índices foram observados na Chapada do Rio Vermelho (25 mm), Engenho Velho de Brotas (21,6 mm) e Rio Vermelho (18,2 mm), segundo informações divulgadas pela Defesa Civil. Sendo que o Bairro Barro Duro já atingiu 369 mm no mês de Maio.

Mesmo com o acionamento de sirenes e a abertura de escolas para acolher moradores das áreas de risco, Macêdo informou que muitas pessoas optaram por buscar abrigo em casas de parentes, amigos ou vizinhos. Ele afirmou que os benefícios garantidos pela Prefeitura foram oferecidos às famílias afetadas.

A previsão indica continuidade das chuvas pelo menos até quinta-feira, com possibilidade de redução da intensidade a partir de sexta. O diretor da Codesal recomendou que moradores permaneçam atentos aos sinais de risco e não retornem às residências nas áreas onde as sirenes foram ativadas. “As pessoas precisam ficar atentas e observar o cenário de risco. Se afastar imediatamente.”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.