A Fiocruz entregou nesta terça-feira mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde. As doses da vacina AstraZeneca, com Ingrediente Farmacêutico Ativo importado, são produzidas na fábrica de Biomanguinhos, no Rio de Janeiro. Com a entrega, de acordo com a Fundação, mais de 103 milhões de doses foram disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. Uma nova remessa está prevista até o fim desta semana.
A Fiocruz também informou que concluiu a produção dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo 100% nacional. Chamados de lotes de pré-validação, eles vão passar por testes de controle de qualidade na instituição para, em seguida, serem encaminhados para a etapa de processamento final do imunizante.
Outras etapas estão previstas também para certificação do imunizante junto à AstraZeneca e alteração do registro da vacina na Anvisa. A Fiocruz estima que as entregas de doses com o insumo produzido no Brasil devem ocorrer no último trimestre deste ano.
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde