As fortes chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira (20) estão afetando a distribuição de energia elétrica em diversos bairros da capital. O Portal M! recebeu relatos de apagão em diversos locais, como Estação da Lapa (foto), Barra, Águas Claras, Rio Vermelho, Cajazeiras e Bonocô. Vários pontos de Lauro de Freitas, município da Região Metropoilitana de Salvador, também ficaram sem luz. Houve relatos de postos de combustíveis sem energia no Bonocô, Campo Grande e Vitória.
Em nota enviada ao Portal M!, a Neoenergia Coelba informou que reforçou a contingente de equipes em campo para atender os chamados provocados pelas fortes chuvas, associadas a ventos fortes e descargas atmosféricas, que atingem Salvador e Região Metropolitana.
“Em diversos pontos da capital, como na Barra e Águas Claras, há registros de vegetações e objetos projetados contra a rede elétrica, inclusive danificando postes e componentes elétricos. Devido às extensões dos danos motivados pelas condições climáticas adversas, a empresa seguirá atuando de maneira ininterrupta até o restabelecimento das ocorrências”, diz a nota.
A Coelba também chamou atenção para o fato de que apenas o seus técnicos estão “autorizados a intervir na rede elétrica”. O órgão também destacou que, para comunicar ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem entrar em contato com a distribuidora por meio do número 116.
Além da queda de energia, as fortes chuvas também estão causando impacto no trânsito da capital. Conforme relatos ao Portal M!, a Paralela está travada no sentido Rodoviária, assim como a Bonocô. Já a orla, que costuma ser alternativa, já registra trânsito intenso.
A chuva também tem causado alagamentos, inclusive na Região Metropolitana. Em Itinga, há relatos de alagamentos na Rua Antônio das Neves e no antigo Final de Linha das Kombis.
Aeroporto volta a operar após suspensão
O Aeroporto Internacional de Salvador foi um dos equipamentos que teve seu funcionamento suspenso em função das fortes chuvas que afetam Salvador e região nesta quarta. Conforme nota da Vinci Airports ao Portal M!, as operações foram normalizada às 19h.
Além disso, também foi feito um pedido para que os passageiros “entrem em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo para obter informações atualizadas sobre seus itinerários”.
Anteriormente, as atividades de pousos e decolagens no equipamento foram temporariamente suspensas por conta do temporal.
“Estamos concentrando todos os esforços para normalizar as operações aeroportuárias o mais rápido possível. Pedimos aos passageiros que entrem em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo para obter informações atualizadas sobre seus itinerários”, informou a concessionária em nota enviada no final da tarde de hoje.
Elevador Lacerda e Plano Inclinado suspendem operações
Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as operações do Elevador Lacerda e do Plano Inclinado Liberdade-Calçada, em Salvador, foram suspensas no final da tarde de hoje. Segundo a pasta, o Plano teve seu fechamento antecipado em 1h devido à queda de energia.
Já o Elevador Lacerda precisou suspender o atendimento para “proteção dos usuários e dos equipamentos devido à incidência de muitos raios”. A Semob informou ainda, que as operações devem ser retomadas “tão logo as condições permitam”.
Travessia Salvador-Mar Grande suspensa
Outro serviço afetado em função das chuvas foi a Travessia Salvador-Mar Grande. Conforme apuração do iBahia, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que as operações foram suspensas às 17h30. A decisão aconteceu com base na recomendação da Capitania dos Portos da Bahia.
A Travessia Salvador-Mar Grande vinha operando normalmente desde às 5h, mas as condições de navegação ficaram desfavoráveis, diante dos fortes ventos e do mar agitado na Baía de Todos-os-Santos.
Metrô segue operando normalmente
A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da CCR Metrô para colher informações sobre a operação do transporte, e foi informada que as duas linhas operam normalmente.
Fonte: Portal M!