Dados Sobre Diabéticos Podem Entrar No Próximo Censo Do IBGE

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pode garantir a inclusão de informações sobre pessoas com diabetes já no próximo Censo Demográfico do IBGE. A proposta, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), torna obrigatória a coleta desses dados, com o objetivo de subsidiar políticas públicas de prevenção, tratamento e assistência à população diabética no Brasil.

Se aprovado também no Senado, o projeto permitirá que o IBGE passe a mapear oficialmente a quantidade de pessoas com diabetes no país, contribuindo para que governos em todas as esferas planejem melhor ações e investimentos na saúde.

O texto altera a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética, e determina que o levantamento de dados passe a fazer parte da metodologia do Censo.

“A inclusão dessas informações é fundamental para dimensionar corretamente a realidade do diabetes no Brasil e aprimorar as políticas públicas”, afirmam os autores da proposta, deputados Dr. Zacharias Calil (União-GO) e Flávia Morais (PDT-GO).

Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto segue agora para o Senado, a não ser que haja recurso para que seja votado antes no Plenário da Câmara.