Monitor Do Conjunto Penal De Salvador é Preso Ao Tentar Entregar Eletrônicos A Presos

Um monitor de ressocialização foi preso em flagrante nesta quarta-feira (7) ao tentar entrar no Conjunto Penal Masculino de Salvador, localizado no bairro da Mata Escura, com relógios e telefones escondidos na bota. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a apreensão foi realizada por policiais penais durante procedimento de revista no bodyscanner.

Com o suspeito, que presta serviço à Seap por meio da empresa Socializa, foram encontrados um celular, três relógios smartwatches e um cabo carregador USB. De acordo com o órgão, “o homem tentava entrar no Conjunto Penal Masculino de Salvador com aparelho a mando de traficantes”.

Durante a revista pessoal, os policiais identificaram os aparelhos escondidos e buscas foram realizadas no veículo do monitor, onde foi localizado um segundo celular, embalado em um saco transparente. O homem afirmou que estava sendo ameaçado por traficantes do bairro da Ribeira, que o forçaram a fazer a entrega dos objetos para os presos e que atuava na função há apenas três meses.

Segundo a Seap, o suspeito já estava sob investigação da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional. Agora, ele responderá por crime de introdução de aparelho telefônico em presídio, cuja pena pode variar de três a doze anos de reclusão. A ocorrência foi registrada pela equipe do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), que conduziu o homem à Central de Flagrantes. Todo o material apreendido será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de perícia.