A etapa de Gold Coast, na Austrália, começou com domínio brasileiro. Oito surfistas do país garantiram vaga direta na terceira fase da competição, válida como a sexta etapa da temporada 2025 da WSL (Liga Mundial de Surfe).
Entre os destaques está o atual líder do ranking, Italo Ferreira, que brilhou na estreia. O potiguar somou 16.03 pontos e superou os australianos Liam O’Brien (15.77) e Julian Wilson (14.07) em uma bateria de alto nível técnico. Com a vitória, avançou direto para a terceira fase.
Outros sete brasileiros também passaram de fase sem precisar da repescagem: Yago Dora, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Filipe Toledo, Ian Gouveia, Samuel Pupo, Deivid Silva e João Chianca (o Chumbinho). Em algumas baterias, o país teve dupla classificação, como no caso de Alejo e Miguel, que eliminaram o sul-africano Matthew McGillvray, e Filipe com Ian, que superaram o americano Griffin Colapinto.
Apenas dois representantes nacionais foram para a repescagem: Edgard Groggia, terceiro colocado na bateria vencida por Yago Dora, e Luana Silva, única brasileira na chave feminina. Ela foi superada pela americana Caitlin Simmers e pela australiana Stephanie Gilmore.
A próxima chamada da competição está prevista para as 18h15 deste sábado (3), no horário de Brasília. A expectativa é de mais boas performances da delegação brasileira, que segue forte na briga pelo título da etapa australiana.